Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Berlusconi chama magistrados de “câncer da democracia”


O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi não perde a oportunidade de criar uma polêmica.

Na primeira audiência sobre suborno pago ao renomado advogado britânico David Mills, em um tribunal de Milão, o político voltou a criticar a justiça italiana, dizendo que os promotores usam a justiça para fins políticos, em particular contra sua liderança.

- Se isso não é um câncer da democracia, vocês são de outro planeta - acusou Berlusconi, ao alegar que as acusações contra ele têm sido infundadas em mais de 20 casos contra ele nos últimos anos.

O presidente da Associação Nacional de Magistrados, Luca Palamara, condenou as declarações de Berlusconi, que considerou “graves e inaceitáveis”. Para o ex-chefe do Ministério Público de Milão, Francesco Saverio Borelli, qualificar os promotores de “câncer” e “metástase” constitui um comentário “vulgar de baixo nível”.

Neste processo, a promotoria acusa Berlusconi de ter subornado, com uma transferência de US$ 600 mil (R$ 970 mil) efetuada em 1997 pela Fininvest, a holding da família, o advogado David Mills para que prestasse falsos testemunhos em dois julgamentos no fim dos anos 90 contra o magnata. Berlusconi, que evitou comparecer ante aos juízes por oito anos, também deve apresentar-se pelo caso Ruby, o mais complicado para o líder, no qual é acusado de prostituição de menores e abuso de poder.

Berlusconi, 74 anos, foi recebido no tribunal por um grupo de defensores da justiça italiana, entre eles o advogado Pietro Palau Giovannetti, presidente do Movimento pela Justiça Robin Hood, num momento de muita tensão. Os defensores da justiça exibiam faixas e flores por ocasião da Jornada em Memória das Vítimas do Terrorismo e dos 26 magistrados que perderam a vida em ataques terroristas ou atentados da máfia nos últimos 40 anos.

Diante do palácio de justiça foram colocadas fotografias gigantes de juízes assassinados pelo crime organizado. “Obrigado aos magistrados e aos policiais que perderam suas vidas para nos proteger das Brigadas Vermelhas e de outros perigos”, dizia uma faixa.

Fonte: ?


Nenhum comentário: