Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Música (LARA FABIAN) - Simplesmente Espetacular!












Lara Fabian

Nome completo Lara Sophie Katy Crokaert
Apelido Laroutcha
Data de nascimento 9 de Janeiro de 1970 (40 anos)
Origem Etterbeek
País Bélgica Bélgica
Gêneros pop
Período em atividade 1986 - atualmente.
Gravadoras Polydor / Universal
Página oficial www.LaraFabian.com

Lara Fabian, nome artístico de Lara Sophie Katy Crokaert (Etterbeek, 9 de janeiro de 1970), é uma cantora ítalo-belga-canadense de língua francesa. Apesar de ter o francês como língua da maioria de suas canções, já gravou em inglês, italiano, espanhol, alemão e português.

Biografia

Lara nasceu em Etterbeek, na região de Bruxelas, capital da Bélgica, no dia 9 de janeiro de 1970. Seu pai é belga e sua mãe de origem italiana, mais precisamente da Catânia, na Sicília.

Em 1988, Lara representou Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção 1988, em Dublin, com o tema Croire (que em português significa Crer) acabando em quarta posição. Foi este resultado que impulsionou sua carreira, fazendo-a abandonar definitivamente seus estudos de direito para dedicar-se a tempo integral à música.

Lara se muda para Quebec junto com Rick Allison, que conheceu em um piano bar de Bruxelas. Lá é lançado seu primeiro álbum, Lara Fabian, em agosto de 1991. Já em 1994, é lançado seu segundo álbum, Carpe Diem, que é certificado três vezes como disco de platina. O disco trouxe sucessos como Tu t'en vas e Je suis malade, ganhando prêmios Félix e Junos no Canadá.

Em 1° de julho de 1995 Lara Fabian adquire a nacionalidade canadense.

Depois de ter assinado contrato com a Polydor, é lançado em setembro de 1996 seu terceiro álbum intitulado Pure. Este foi certificado como disco de platina apenas duas semanas após seu lançamento e também trouxe recompensas nas premiações Félix (melhor álbum popular) e Junos (melhor álbum francófono). Na Europa, Pure foi lançado apenas em junho de 1997, mas não deixou de ser um fenômeno vendendo mais de dois milhões de cópias depois do sucesso de Tout, Je t’aime, Humana e La différence.

Com todo o sucesso a cantora passou a aparecer constantemente na mídia, chegando a cantar junto com Johnny Hallyday a canção Requiem pour un fou, no Stade de France e com Serge Lama a canção "Je suis malade" de autoria do cantor francês.

Intitulado simplesmente Lara Fabian, o seu primeiro álbum em inglês é lançado em 1999. Com isso Lara Fabian conquista o mercado estadunidense, tendo a canção I will love again alcançado o número um nos charts da Billboard. Os outros singles: I am who I am, Love by grace e Quedate foram os responsáveis por confirmar sua popularidade em países como Brasil, Portugal e Espanha. A música Love by grace fez enorme sucesso no Brasil por ter sido tema da personagem Camila (Carolina Dieckmann) enquanto ela lutava contra a leucemia, na novela Laços de Família, exibida pela Rede Globo de 2000 a 2001. Outra música que foi tema de novela O Clone foi Meu grande amor, versão que Lara gravou em português da música Si tu m'aimes que já tinha sua versão em inglês, To love again.

No ano seguinte ela gravou duas canções para filmes. A canção For always, dueto com Josh Groban, foi tema do filme AI – Inteligência Artificial, do renomado diretor Steven Spielberg. E para o filme Final Fantasy, Lara gravou The dream within.

Em 2001 a cantora lançou mais um álbum em francês chamado Nue. Do qual o primeiro single é J'y crois encore. Outros grandes sucessos desse disco foram: Immortelle, Aimer déjà e Tu es mon autre.

Após algum tempo sem lançar discos gravados em estúdio, no ano de 2004, depois de dois discos ao vivo, Lara Fabian volta a lançar um álbum em inglês. A wonderful life trás algumas versões em inglês de canções lançadas em 2001 no disco Nue, como Silence (inglês) versão da música de mesmo nome Silence (francês) e I've cried enough versão de J'y crois encore. Mais uma vez Lara tem suas músicas em novelas brasileiras. The Last Goodbye, que era o tema da personagem Moa (Alinne Moraes) na novela Da Cor do Pecado e I Guess I Loved You, que era o tema do romance de Viriato (Marcello Antony) e Maria Eduarda (Débora Falabella) na novela Senhora do Destino, ambas da Rede Globo.

Ainda em 2004 Lara participa, ao lado outros renomados cantores (Kevin Kline, Ashley Judd, Jonathan Pryce, Alanis Morissette, Natalie Cole, Sheryl Crow, Robbie Williams e Mario Frangoulis), de um filme, Delovely, de Irwin Winkler, uma comédia musical que retrata a vida do compositor Cole Porter. Para o filme Lara gravou a música So in love.

Em março de 2005 foi lançado mais um álbum em francês: 9. Em 2006 lançou seu último CD/DVD, o trabalho ao vivo Un Regard 9, gravado durante sua última turnê.

No primeiro semestre de 2008 Lara fez uma pequena turnê de poucos dias no leste europeu, na Rússia, Grécia e Ucrânia.

Nesse ano de 2009 Lara lançou seu novo cd Toutes Les Femmes en Moi, um cd de regravações de canções de todas as cantoras que influenciaram sua vida. O cd inclui músicas de Edith Piaf, Barbra Streisend E Celine Dion. Todas em Francês. E dará inicio a sua turnê em Outubro de 2009, e junto com a turnê lançará o cd Every Woman in Me, a versão inglês de TLFM.

Voz

Ao vivo, Lara possui um registro vocal de aproximadamente 3 e 1/2oitavas e meia, sendo considerada uma Soprano Lírico. Nas suas performances, Lara consegue emitir notas agudas e graves desde um D#3 até um G#6, tendo então notas no Whistle register.
Discografia

* 2009 - Every Woman in Me
* 2009 - Toutes Les Femmes En Moi
* 2006 - Un Regard Neuf (Live)
* 2005 - 9
* 2004 - A Wonderful Life
* 2003 - En Toute Intimité
* 2002 - Live
* 2001 - Nue
* 1999 - Lara Fabian
* 1999 - Live
* 1996 - Pure
* 1994 - Carpe Diem
* 1991 - Lara Fabian

Singles (Oficiais)

1986 :

* L'Aziza est en Pleurs
* Il y avait"

1988 :

* Croire

1989 :

* Je sais

1990 :

* L'amour voyage (duo com Franck Olivier)

1991-1993 :

* Qui pense à l'Amour
* Je m'arrêterai pas de t'aimer
* Réveille-toi brother

1994-1995 :

* Je suis malade
* Tu t'en vas
* Si tu m'aimes
* Leïla

1997-1998 :

* Tout
* Je t'aime
* Si tu m'aimes
* Humana
* La Différence

1999 :

* Requiem pour un fou (duo com Johnny Hallyday)

1999-2001 :

* Adagio
* I Will Love Again
* Otro amor vendra (versão em espanhol de I Will Love Again)
* I am who I am
* Love by Grace
* Meu Grande Amor (versão em português de Si tu m'aimes)
* For Always (duo com Josh Groban)
* The Dream Within
* Quedate (single para o mercado sul-americano)

2001-2002 :

* J'y crois encore
* Immortelle
* Aimer déjà
* Tu es mon autre

2003 :

* Bambina (versão violão/voz com Jean-Félix Lalanne)

2004 :

* The Last Goodbye(unicamente às radios, não comercializado)
* No Big Deal (unicamente às radios, não comercializado)

2005 :

* La Lettre
* Ne lui Parlez plus d'elle (unicamente às radios)
* Un Ave Maria (unicamente às radios)
* Il ne Manquait que Toi (unicamente às radios)
* L'homme qui n'avait pas de maison

2006 :

* Aime

2007 :

* Un Cuore Malato (dueto com Gigi d'Alessio) (Itália)
* Un Cuore Malato (Un Coeur Blessé) (França)

2009 :

* Soleil Soleil (cover de Nana Mouskouri)
* Toute les femmes in moi
* Amoureuse (cover de Véronique Sanson)

2010 :

* Toutes les femmes en moi (Remix by Dave Audé, Versão em francês)
* Toutes les femmes en moi (Remix by Dave Audé, Versão em inglês)

Videografia


* 2002 : Live 2002 e Intime
* 2003 : En toute intimité
* 2005 : DVD "9" (9 clipes produzidos por Marc Hollogne + making of)
* 2006 : Chante avec Lara
* 2006 : Un Regard 9

Prêmios

* 1995 : Félix de Melhor Intérprete do Ano
* 1995 : Félix de Melhor Espetáculo
* 1997 : Félix de Álbum Popular do Ano
* 1998 : Victoire de la Musique de Revelação do Ano
* 1999 : Artista com maior número de vendas no Benelux no World Music Awards
* 2000 : Félix de Artista com maior sucesso em outro idioma que o francês
* 2000 : Mulher sem Fronteiras no Femmes en Or
* 2001 : Artista com maior número de vendas no Benelux no World Music Awards
* 2005 : Étoile Chérie FM Melhor cantora do Ano

Autor-compositor

Lara Fabian escreveu e/ou compôs mais de 50 canções para seus próprios álbuns. Ela também escreveu para outros artistas, como por exemplo:

* Inévitablement para Nolwenn Leroy
* De la Peau para Sandy Valentino
* Dis-moi que tu m'aimes para Chimène Badi
* Entre Nous para Chimène Badi
* Donne para Myriam Abel
* Faire semblant para Cristina Marocco
* Avant para Daniel Lévi
* Je me pardonne para Rick Allison

Ela também escreveu e compôs para Roland Karl, Mario Pelchat e alguns mais.
Diversos

Lara teve seu sonho de ser mãe realizado em 20 de Novembro de 2007, quando deu à luz sua filhinha Lou. O papai e atual marido da Lara é o produtor Gérard Pullicino.

Lara fala fluentemente o francês, o inglês, o italiano e o espanhol, além de arriscar um pouco de flamenco.

Ela já gravou várias canções em espanhol e italiano e já cantou em alemão (Glaub - cujo título em francês é Croire), em português (Meu grande amor),latim (Ave maria de schubert), russo (Versão feita da música Je me souviens) e recentemente Hurshat ha Eucalyptus em Hebraico.
[editar] Ligações externas

* (em inglês) (em francês) Página oficial de Lara Fabian
* (em inglês) (em francês) (em português) Lara Fabian News

Nenhum comentário: