Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ele merece ou não o título de "Sumo Patife", que começaram a lhe dar?

Papa condena o laicismo brasileiro


O Papa Bento XVI, líder da Igreja Católica, mostrou preocupação em relação ao laicismo que vem sendo empregado no Brasil e convocou autoridades brasileiras a  promover um “laicismo saudável” na sociedade. A ideia é evitar que autoridades excluam elementos religiosos de locais públicos.
O pedido foi feito ao novo embaixador brasileiro na Santa Sè, Almir Franco de Sá Barbuda, quando da apresentações de suas credenciadas ao Sumo Pontífice, através de uma carta dirigida ao governo brasileiro.
No encontro o Papa propôs que o Estado evite “relegar a religião ao âmbito privado” e que a considere “uma realidade organizada” na sociedade.
Por meio do embaixador o Papa enviou seu recado sobre o assunto: “A Igreja espera que o Estado reconheça que um laicismo são que não deve considerar a religião como um simples sentimento individual que pode ser relegado ao âmbito privado, mas sim como uma realidade, que, ao estar organizada em estruturas visíveis, precisa que sua presença seja reconhecida na comunidade pública.”
No texto o Papa lembrou sua visita ao país em 2007 e agradeceu ao Brasil por aceitar sediar a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer em 2013 no Rio de Janeiro.
Na carta ele também fez questão de citar os acordos já firmados com o Brasil que “reconhecem a religião como um valor necessário para a formação integral da pessoa”.
Bento XVI diz que a “contribuição da Igreja não se limita a concretas iniciativas assistenciais, humanitárias, educativas, etc, mas leva em conta principalmente o crescimento ético da sociedade, impulsionando manifestações de abertura para o transcendental e formando consciências sensíveis”.
Outro tema abordado pelo Papa no texto que foi divulgado em português é o ensino religioso nas escolas públicas. “O ensino da religião confessional nas escolas públicas, além de não ferir o laicismo do Estado, garante o direito dos pais de escolher a educação para seus filhos, promovendo assim a promoção do bem comum”, escreveu.

Fonte: Yahoo

Um comentário:

... "gigi"... disse...

Aff! Que cara é esta??
Eu hem!!

Boa tarde Dr.
Abraço