Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 7 de junho de 2010

O mundo, na Copa de futebol, festeja o que?

A construção de estádios que propiciarão às grandes multinacionais (Coca-Cola e outras corporações do mesmo ramo, cervejarias, Adidas, Nike e outras gigantes do setor, Hiunday e outras montadoras de automóveis) propagandearem seus produtos. E aos órgaos da grande mídia faturarem com publicidade, ou aos governos rirem da inocência dos povos que são distraídos e contidos, nas suas mais legítimas reinvindicações, com este poderoso circo moderno?
O futebol, a televisão, as igrejas, a INTERNET, os jogos de computador, os shows musicais, são os anestésicos modernos das massas, os quais, aliados às drogas, mantêm submissos e conformados os seres humanos, abestalhados pelos espetáculos ou pelas sensações.
Fomos levados ao mundo das glórias e das sensações vãs (que não o são, todavia, para os espertalhões de sempre) em profusão e festejamos, agradecidos e pobres de espírito que somos.


-=-=-=-

Dia 1 de Junho é comemorado em vários países ao redor do mundo como o Dia Internacional da Criança, e em muitos deles, é um feriado nacional. Em vez de desfrutar de um dia de folga vamos refletir sobre algumas questões sérias para que possamos traduzir as palavras em ações, no sentido de tornarmos essas comemorações do Dia Internacional em algo que tem significado.











O Dia Internacional da Criança foi proclamada em 1925 em Genebra, na Suíça, onde foi decidida a dedicar o dia 1 de Junho para o tema das crianças e os direitos das crianças. Foi especialmente comemorado no Bloco Comunista e continua a ser hoje um importante feriado nacional em muitos países.


No entanto, ter um feriado nacional em homenagem a uma causa (Dia da Mulher, Dia da África, etc) só é válida se os planos e ações concretas sejam tomadas para dar passos positivos melhorando o que está errado e cimentando o que é certo.


Quando abrimos o livro de estatísticas e vemos que 14 mil crianças morrem de fome todos os dias, vemos que as crianças do nosso planeta estão longe de serem protegidas. Com efeito, enquanto algumas crianças obesas deliciam-se em orgias de gula nas suas confortáveis salas com ar-condicionado na Europa Ocidental e América do Norte, muitos milhares em outras lugares estão felizes, se há algumas migalhas sobre a mesa no final do dia. Para alimentar toda a família.


Quando levamos em consideração o fato de que existem milhares de crianças-soldados, há milhares de crianças que estão sendo mantidos em condições deploráveis como escravos para alimentar o repugnante mercado do turismo sexual, quando levamos em consideração que, embora tenham sido feitos passos positivos no acesso universal ao ensino primário, muitas crianças estão excluídas da fase secundária por razões económicas…vemos a importância de um dia não só para reflexão mas para preparar as acções que vamos tomar.


Muitas vezes, esta exclusão fomenta a desigualdade de género, porque as meninas são obrigadas a dar o lugar aos seus irmãos. Quando somos confrontados com a prática horrenda das mutilações genitais femininas praticadas em três milhões de meninas a cada ano, seu clítoris sendo cortado de modo que não pode "portar-se mal" quando for adolescente, quando vemos que, em 2008, 8,8 milhões de crianças morreram antes de seu quinto aniversário de doenças evitáveis, enquanto o Ocidente estava gastando triliões de dólares na guerra e mais triliões para socorrer os bancos, vemos quanto mais ainda temos de fazer.

Quando levamos em consideração que a grande maioria do milhão de mortes por ano de malária ocorrem em menores de 5 anos na África Sub-Sahariana, se tivermos em conta que cerca de 280 mil crianças morrem por ano de SIDA, quando lemos a estatística que 2,2 milhões de crianças morrem todos os anos porque não têm acesso à água potável, podemos ver a magnitude do que resta a ser feito.











Enquanto a exclusão digital mantém os ricos no topo e os que não têm, trancados lá para fora; enquanto há uma única criança que nasce em qualquer parte do mundo que não tem oportunidades iguais a qualquer outra criança em qualquer outro país, como um direito de nascença; enquanto o destino de uma criança é determinada pelo acidente de nascimento, quando o facto de ele (a) nascer num lado ou outro de uma linha invisível, decida qual vai ser seu/sua passaporte, o seu direito de ou acesso a viajar, estudar, à liberdade de movimento como um cidadão (des)igual do mundo; enquanto isso continuar, vamos fazer de cada dia um Dia Internacional da Criança e ajudar as instituições que lutam para corrigir este monte de erros, o legado coletivo das nossas gerações.

Timothy BANCROFT-HINCHEY

Fonte: PRAVDA.Ru

Nenhum comentário: