Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Surpresa: São muitos os brasileiros “sem transporte”

Por Luiz Carlos Azenha
Fiz uma série de reportagens sobre transportes para o Jornal da Record.
Recebi muitas sugestões sobre outros assuntos que poderiam ter sido incluídos. Infelizmente, nesses casos, trabalhamos com limitações de tempo.
Penso em voltar ao assunto, em breve.
Fiquei pasmo com a situação caótica dos transportes, especialmente nos horários de pico, nas regiões metropolitanas. E com os problemas enfrentados na construção do Metrô em várias cidades brasileiras.
Mas o mais surpreendente é ver como poucos políticos encaram o transporte público como atividade-meio, ou seja, que não deve ter o lucro como objetivo principal, mas sim incorporar os passageiros à economia de maneira rápida, segura e limpa.
O dado que mais me chocou veio de Fortaleza, onde existe a tarifa social aos domingos: quase 50% dos moradores da cidade são das classes D e E, mas eles representam apenas 15% dos usuários do sistema de ônibus. Indício de que há muitos “sem transporte”, ainda, no Brasil.
Deixem sugestões que, na medida do possível, poderei vir a acomodá-las quando retomar o assunto.
Agradeço antecipadamente pelas dicas.

*Matéria publicada originalmente no Viomundo

Fonte: http://www.cartacapital.com.br

Nenhum comentário: