Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 30 de abril de 2010

Abusante-mor

29/04/2010 - 22h32

Padre mexicano comenta abusos de fundador do grupo Legionários de Cristo

Colaboração para a Folha

O número dois da poderosa congregação mexicana Legionários de Cristo quebrou o silêncio ao dar uma entrevista sobre o fundador do grupo, o falecido padre Marcial Maciel. Maciel teve filhos e abusou por décadas de jovens seminaristas. A entrevista vem à tona às vésperas de um encontro do Vaticano para discutir o futuro da congregação.

J.L. Pino/Efe - 06.out.01
Padre Marcial Maciel, fundador da congregação Legionários de Cristo
Padre Marcial Maciel, fundador da congregação Legionários de Cristo

O padre Luis Garza Medina disse ao jornal italiano "La Repubblica" nesta quinta-feira que não sabia até 2006 que o padre Marcial Maciel tinha tido um filho. Ele também disse que casos de abuso sexual cometidos por padres deveriam ser julgados pela lei civil.

Maciel morreu em 2008, aos 87 anos.

Nesta sexta-feira, o cardeal Tarcisio Bertone, número dois do Vaticano, deve se reunir com os bispos que investigam a congregação mexicana. Trata-se da primeira reunião que será celebrada depois da investigação determinada pelo papa Bento 16 no ano passado, após vir à tona que Maciel teve uma filha, agora em seus 20 anos e vivendo na Espanha.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que não se deve esperar decisões após o encontro, mas que um comunicado será divulgado. O papa Bento 16 deve tomar uma decisão final sobre o futuro da ordem após estudar o caso, disse ele.

Este é um dos casos mais delicados para a Igreja Católica, já atingida por uma série de escândalos de teor sexual na Europa e nos Estados Unidos. Também é um caso emblemático da falta de ação do Vaticano em relação a acusações de abuso, já que vítimas de abuso sexual tentaram, em 1990, pedir um julgamento canônico contra Maciel.

Legionários

A Legião, fundada no México, diz ter mais de 800 padres e 2.500 seminaristas em 22 países. O grupo controla escolas, instituições de caridade, bancas de publicações católicas, seminários para meninos, e universidades no México, Itália e Espanha, entre outros lugares.

Garza Medina disse que só soube que as acusações contra Maciel eram verdadeiras em 2006, quando o Vaticano o sentenciou a uma "vida reservada de penitência e oração". "Parecia impossível, o comportamento do fundado parecia impecável", disse ele. "Com o fim da investigação, eu verifiquei a paternidade que foi atribuída ao padre Maciel, no momento em que ficou claro que as acusações tinham fundamento."

Perguntado como conselheiros próximos a Maciel --incluindo ele-- puderam não se dar conta do que acontecia, ele disse: "Foi difícil entender que havia ações tão imorais e aberrantes da parte dele."

A mídia italiano afirma que o cenário mais provável é que Bento 16 aponte um "comissário" externo com poderes totais para comandar a ordem enquanto são feitas reformas.

Com Associated Press

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: