Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 27 de abril de 2010

Missa emblemática

A missa rezada em comemoração da fundação do prestigioso Jornal do Brasil é o retrato da aliança permanente mantida entre os políticos, a religião e a grande mídia, ou seja, entre os dominadores da opinião pública, senão vejamos:

Celebrado por quem faz o Brasil

Foto: Bel Junqueira
Dom Orani celebra a missa Foto: Bel Junqueira

Thiago Feres e Flávio Dilascio, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Uma missa realizada nesta segunda-feira na Igreja Nossa Senhora da Candelária, no Centro do Rio, celebrou os 119 anos de fundação do Jornal do Brasil. A cerimônia contou com a participação de políticos e figuras ilustres no cenário nacional, como o vice-presidente José Alencar, o ex-presidente Itamar Franco, o senador Marcelo Crivella, o secretário-chefe da Casa Civil do estado do Rio, Regis Fichtner – representando o governador Sérgio Cabral – além do ex-presidente da Fifa, João Havelange. Aproximadamente 400 pessoas participaram da solenidade ministrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que, durante a homilia, lembrou da participação do jornal na construção do processo democrático da história do Brasil.

– É um veículo que contribuiu diretamente para estarmos atravessando o atual momento. O Jornal do Brasil incentivou a participação da vida pública marcada por tantas situações diferenciadas. Estamos aqui agradecendo, não só pelo jornal ter feito comunicação, quando foi possível ao longo da história, mas de fazer parte da própria história. Continuamos torcendo para que a missão de comunicar continue sendo levada adiante por esse tradicional veículo – disse dom Orani Tempesta durante o discurso na missa.

O vice-presidente José Alencar destacou a linha editorial adotada ao longo dos anos pelo jornal. Segundo ele, as boas causas sempre foram aplaudidas pelo jornalismo do JB, nunca caindo no esquecimento durante os seus 119 anos.

– Nós acompanhamos durante muitos anos a trajetória do jornal e seus relevantes serviços jornalísticos. Por esse motivo, foi muito bom participar desta missa e celebrar mais um aniversário de um ícone da informação. Uma de suas características sempre foi saber aplaudir as boas causas e nunca deixar de as comemorar em coberturas sempre extremamente imparciais – declarou.

José Alencar recordou-se de colunas e grandes jornalistas que marcaram e continuam marcando época diariamente nas edições do Jornal do Brasil.

– Me lembro, por exemplo, do tempo que havia na página três do jornal uma crônica de Carlos Drummond de Andrade. Sem falar em Carlos Castello Branco, que foi um marco no jornalismo político. Hoje, Mauro Santayana é um jornalista completo nos assuntos relevantes em Brasília – disse Alencar.

Para encerrar, o atual presidente do JB, Pedro Grossi, fez um rápido discurso de agradecimento aos convidados e a todos os funcionários do jornal.

– A simplicidade do ato religioso traduz uma vontade de pedir a Deus que dê a esse jornal forças para continuar essa bonita trajetória. Peço aos investidores que continuem acreditando, em defesa da democracia e dos princípios da dignidade. Agradeço aos jornalistas, figuras fundamentais nessa caminhada.

Evento reúne políticos de diferentes partidos

A missa pelos 119 anos do JB contou com a presença de políticos das mais variadas correntes, que foram à Candelária homenagear os serviços prestados pelo jornal à sociedade brasileira. O ministro das Cidades Márcio Fortes destacou a atuação do periódico na formação da democracia no país.

– O JB faz parte da história do Brasil, pois acompanhou com seriedade todos os momentos do nosso país. Portanto, fiz questão de vir aqui prestigiar os amigos do jornal.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) apontou a isenção como a principal qualidade desenvolvida pelo veículo.

– Quando falamos em JB, falamos de uma prática ilesa da democracia. Nestes 119 anos, o jornal é respeitado por nunca ter feito um jornalismo panfletário, sempre isento e progressista – elogiou.

Jornalista, advogado e político, o deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmou que a pluralidade é a marca maior da publicação.

– O JB, como sugere o seu nome, representa o país. Assim sendo, este instrumento de comunicação nunca renegou a verdade dos fatos por mais de um século – admitiu.

Ex-ministro das Comunicações, Miro afirmou que o jornal contribuiu “e muito” para o desenvolvimento do jornalismo brasileiro.

– Graças ao pioneirismo do JB, outros veículos de comunicação foram surgindo. Esta multiplicidade de meios é extremamente benéfica à comunicação, pois estimula a liberdade de imprensa, garantindo uma diversidade de opiniões.

Também presente ao evento, o deputado federal pelo PMDB-RJ, Marcelo Itagiba, contou que aprendeu a ler folheando a publicação.

– O Jornal do Brasil é muito importante para a minha vida, principalmente na minha infância, pois aprendi a ler folheando os jornais do meu pai, que sempre foi assinante do JB– afirmou.

Ainda do meio político, estiveram presentes à cerimônia a vereadora Aspásia Camargo (PV) e o deputado estadual João Pedro (DEM).

Do meio empresarial, compareceram o presidente do grupo Unicafé, Jair Coser; o dono da Casa de Cultura Julieta de Serpa, Carlos Alberto Serpa; e o presidente da Carvalho Hosken, Carlos Carvalho. Também participaram da missa o presidente do Tribunal de Contas do Município, Thiers Montebello; o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo; o presidente da Associação Comercial do Rio, José Luiz Alquéres, além do apresentador Leleco Barbosa, do poeta Jorge Salomão, dentre outros.

21:32 - 26/04/2010

Nenhum comentário: