Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 11 de abril de 2010

Pacíficos, mas não muito!


* Sri Lanka: budistas extremistas atacam uma igreja católica.
Um grupo de cerca de cem pessoas armadas com paus e pedras atacou a igreja católica de Nossa Senhora da Rosa Mística, em Crooswatta, poucos quilômetros ao norte de Colombo.

O ataque aconteceu quando encerrava a missa das sete da manhã, informou ontem Eglises d’Asie, a agência das Missões Exteriores de Paris.

O grupo, constituído por budistas extremistas, saqueou o edifício, quebrou imagens, o altar e todo mobiliário litúrgico diante do responsável pela paróquia, o padre Jude Denzil Lakshman, que tentava tirar os fiéis do templo.

O sacerdote foi atacado com uma espada. Sua vida foi salva graças à intervenção de um jovem da paróquia. Vários fiéis ficaram feridos e foram levados ao hospital.

Os agressores também incendiaram o carro do sacerdote e vários veículos, na maioria motos, que pertenciam a famílias pobres. Até hoje, apenas uma pessoa foi presa.

Na localidade, vivem entre tensão cerca de 300 famílias católicas e 350 budistas. Os budistas são instigados à violência pelo monastério budista próximo. Os enfrentamentos cresceram nos últimos anos. Em 2006, foi destruída uma estátua da Virgem Maria, e em 2007 aconteceu o mesmo com as outras imagens da igreja.

O arcebispo de Colombo, Dom Malcom Patabendige, pediu que as medidas de segurança tomadas desde domingo se estendam às famílias cristãs. De fato, além da igreja, as casas dos cristãos da localidade são frequentemente atacadas e saqueadas.

Zenit
http://www.comshalom.org
]-=-=-=-=

12-Abr-2010

Monges budistas levam cristãos cativos

BANGLADESH - Monges budistas e autoridades locais mantêm cativos 13 cristãos recém-convertidos em um pagode (torre típica da arquitetura oriental) em um distrito a sudeste de Bangladesh.

O objetivo é forçá-los a voltar ao budismo.

Um porta-voz da igreja cristã Parbatta Adivasi, que prefere permanecer no anonimato, contou a Compass que “os cristãos estão em grande apuro”.

Oficiais do Conselho Governamental de Jorachuri, sub-distrito de Rangamati estão ajudando os monges a manter os cristãos encarcerados, conta o porta-voz.

“Os 13 cristãos foram levados à força ao pagode no dia 10 de dezembro para serem reconvertidos ao budismo contra sua vontade”, ele disse.

Todos os seqüestrados são homens entre 28 e 52 anos, disse a fonte. Eles se converteram ao cristianismo há aproximadamente quatro meses.

Bangladesh tem uma população budista de 0,7%. Os muçulmanos constituem 90% da população de Bangladesh, e os hindus 9%, de acordo com o governo.

Segundo a fonte, dois monges budistas, Pronoyon Chakma e Jianoprio Vikku, e duas autoridades locais, membros do conselho distrital, Viram Chakma e Rubichandra Chakma, estariam por trás dessa atividade anticristã juntamente com outros líderes budistas.

“Essa é a primeira vez que levam 13 cristãos ao pagode a fim de obrigá-los a se tornarem budistas – “é assim que eles planejam agir com todos os cristãos do local”, ele disse. “O pagode é pequeno, por isso levaram apenas 13 cristãos para lá”.

Um líder cristão disse que líderes budistas e autoridades locais ameaçaram os cristãos a voltarem para o budismo ou seriam expulsos. Disseram: “Vocês não podem viver aqui – precisam deixar o local com seus familiares porque se tornaram cristãos. Aquele que se torna cristão não pode viver em uma área predominantemente budista”.

De acordo com a fonte, alguns cristãos se esconderam, temendo por suas vidas.

Segundo a mesma fonte, o presidente do Conselho União Mogdhan, Arun Kanti Chakma, avisou que os cristãos deveriam ser isolados, agredidos e – se fosse descoberto que se reconverteram ao budismo apenas para voltar ao cristianismo, deveriam ser mortos.

“O presidente Arun Kanti ameaçou agredir os cristãos a menos que abraçassem a fé budista”, contou a fonte. “Ele ainda ameaçou: se você voltar ao cristianismo, será morto”.

Isolados

Em outra vizinhança na área de Khaokhali, próxima a Jorachuri, cerca de 50 cristãos recém-convertidos tiveram todas as vias de comunicação cortadas. Eles foram impedidos de ir à cidade de Rangamati e estão vivendo em isolamento.

“Os seqüestradores e outros líderes budistas influentes estão ameaçando cristãos e dizendo que sofrerão as mesmas conseqüências que os 13 prisioneiros”, contou a fonte. “Estão nos avisando: da mesma maneira, todos vocês devem voltar ao budismo.”

Cerca de 400 pessoas se converteram ao cristianismo nesse distrito no ano passado. Tal como os budistas, os cristãos formam menos de 1% da população de Bangladesh, que possui 153 milhões de habitantes.

Os cristãos do distrito não comunicaram o ocorrido à polícia por medo de que isso enfurecesse os grupos terroristas existentes no local. A fonte diz que grupos terroristas são conhecidos por colocar a vida dos cristãos em perigo por qualquer motivo.

“Não falamos nada para a polícia porque os grupos terroristas tribais ficariam irritados com qualquer ação da polícia e nossas vidas chegariam, certamente, ao fim”, a fonte disse. “Se contarmos à polícia, teremos mais problemas.”

Essa fonte acrescenta que a área onde as ameaças são feitas é cercada de montanhas, o que torna a ação da polícia contra os seqüestradores quase impossível.

Fonte: Portas Abertas

1 estrela
http://www.overbo.com.br

]-=-=-=-=

12-Abr-2010
Oi, internauta!

Budistas destroem construção de igreja protestante

Postada em: quarta-feira, 3 de maio de 2006 6:57h | Internacional | Sem comentários | A A A

Armados com barras de ferro, centenas de budistas invadiram e incendiaram a construção de uma igreja protestante numa aldeia próxima a Phom Penh, a capital do Camboja, segundo fontes oficiais.

Ocorrido na sexta-feira, cerca de 300 budistas gritavam palavras como “vamos destruir a igrejas e “longa vida ao Budismo”. As autoridades não tentaram impedir o ataque. O chefe do distrito, Che Sarem, disse que os moradores do povoado consideravam a igreja uma ameaça à religião local.

Mesmo tendo 90% de sua população budista, o número de cristãos no Camboja tem aumentado consideravelmente.

Fonte: Elnet

http://www.overbo.com.br

-=-=-=-


Uma análise do cotidiano, por PAULO TEIXEIRA – Rio de Janeiro

-Extremistas budistas em campanha discriminatória contra cristãos

3 julho, 2008
by Paulo Teixeira
Rate This
Quantcast


SRI LANKA (36º) – Extremistas budistas convidaram residentes de Middeniya, uma cidade no distrito de Hambanthota, no sul do Sri Lanka, para assistir a uma reunião anticristã no domingo, 22 de junho, onde eles prometeram “expor a grande conspiração cristã.”

No decorrer da semana, os extremistas ergueram cartazes e bandeiras anticristãs e celebraram quatro pequenas reuniões para convidar as pessoas e estimularem a curiosidade delas para o grande encontro do domingo.

Uma reunião semelhante realizada em uma escola pública teve conseqüências rápidas. Estudantes bateram em uma colega cristã, de acordo com a Aliança Cristã Evangélica Nacional do Sri Lanka (NCEASL), que está traumatizada.

Cristãos que freqüentam as Assembléias de Deus (AOG) em Middeniya temem que a campanha possa de fato levar à violência e a discriminação contra a pequena minoria cristã da cidade. Extremistas ordenaram que os lojistas não vendessem comida aos cristãos e motoristas de táxi foram encorajados a não os aceitarem como passageiros.

Como resultado de tal discriminação, o pastor da assembléia de Deus local, a esposa dele e três crianças são as prisioneiras virtuais na própria casa deles, de acordo com a NCEASL.

Campanha discriminatória

Os extremistas budistas penduraram bandeiras grandes e cartazes ao longo da cidade e até mesmo em aviões públicos proclamando “Os budistas estão em perigo! Salvemos Middeniya dos fundamentalistas!”.

Na reunião anticristã celebrada em uma escola pública onde a maioria vasta dos estudantes é budista, o diretor encorajou os estudantes a assistirem a reunião no domingo e os advertiu a não comparecerem a reuniões e celebrações cristãs.

Depois da fala do diretor, os estudantes viraram para uma colega cristã, puxaram o cabelo dela e começaram a bater nela. A criança ficou traumatizada e agora tem medo de voltar à escola. Sentimentos anticristãos parecem estar se espalhando pelo distrito, com bandeiras e cartazes semelhantes que já são erguidos na cidade vizinha Weraketiya.

Fonte: Missão Portas Abertas

http://holofote.net


Nenhum comentário: