Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 13 de abril de 2010

Bizarria religiosa

27-03-2006 - 19:02h

Rabino manda amputar bonecas

Tirar pernas, braços, orelhas ou olhos aos brinquedos impede adoração

Redacção
Credibilidade - Flexibom, especialista desde 1995
  • Barbie na praia

Um antigo rabino israelita, muito respeitado no país, promulgou um édito que incita os pais a amputar os bonecos dos filhos, noticia o jornal egípcio «Middle East Times».

Baseado na permissa bíblica que bane a adoração de ídolos, o clérigo Mordechai Eliyahu, anunciou o seu decreto religioso numa rádio, para que sejam amputados braços ou pernas às bonecas. No caso dos ursos ou outros animais de peluche, o rabino sugere que lhes seja retirada uma orelha ou um olho.

«É muito importante que estes brinquedos não estejam intactos, para que percam o carácter idólatra», explicou.

O filho do rabino, Shmuel Eliyahu, também clérigo, afirmou que não é apropriado ter bonecas ou estátuas, nem que seja para brincar ou para fins artísticos. «Devem ser amputados ou, pelo menos, alterados», disse.

Shmuel contou que o pai forçou um dos fiéis a partir uma orelha a uma réplica de uma estátua de Moisés, da autoria de Miguel Ângelo, pela qual tinha pago uma quantia «exorbitante».

Apesar de não terem valor legal, estes decretos religiosos são levados muito a sério em Israel.

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:eR_zRTyQDw4J:diario.iol.pt

Um comentário:

Anônimo disse...

Pedofilia entre judeus ultra-ortodoxos chega aos tribunais.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://100777.com/node/463