Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Por que sentiu-se à vontade para pedir apoio?

Mexe seriamente com a nossa curiosidade o fato de um perigoso mafioso, com um passado de crimes nada desconsiderável, pedir apoio ao cardeal. Ninguém pede apoio de quem não espera nenhuma solidariedade e simpatia, parece-me lícito presumir .

25 de abril de 2010

Sanguinário chefe-dos-chefes da Máfia quer ser solto e pede ajuda ao cardeal de Milão.


chegada de Totó Riina..

Palácio de Justiça: chegada de Totó Riina..

- “Existem inocentes encarcerados e culpados em liberdade”. Essa é a frase que Salvatore Riina (Totó Riina), — que se proclama inocente e injustiçado–, mandou espalhar.

Além de usar como frasedeimpacto, Riina a incorporou como tese. Uma tese que quer apresentar e ter o apoio do cardeal arcebispo de Milão, o progressista e respeitadíssimo Dionigi Tettamanzi, de 76 anos.

A sua meta é obter a extinção das punições, por meio do benefício da graça.

Como no Brasil, a graça é um benefício individual e a competência para a concessão é do presidente da República.

Totó Riina, apelidado “Il Corto” pela sua baixa estatura, nasceu na pequena cidade siciliana de Corleone ( Marlon Brando, no filme O poderoso chefão, fez o papel de Don Corleone) é responsável por mais de 600 assassinatos.

Além de ter mandado matar os magistrados Giovanni Falcone, Paolo Borselino, Cesare Terranova e Rocco Chinnici, o sanguinário Riina liquidou, também, com os notáveis e íntegros policiais Boris Giuliano e Emanuele Basile.

Riina promoveu a segunda grande Guerra de Máfia. Colocou o secular código de honra da Cosa Nostra no lixo e apeou do órgão de governo os velhos e tradicionais “capi mafie” das “famiglie mafiose” de Palermo. Por exemplo, Stefano Bontate, Salvatore Inzirillo e Gaetano Badalamenti. A propósito, Bontate e Inzirillo foram fuzilados pelos “soldados” de Riina. .

Para tanto, Riina apostou na traição. Ou seja, cooptou soldados das famílias dos antigos dirigentes do órgão de cúpula da Cosa Nostra.

Da cúpula mafiosa, Riina contou com o apoio de dois traidores, os chefões Michele Greco, apelidado de “papa da Máfia” ,e Pippo Calò.

Dos que conseguiram sobreviver dessa guerra, destacaram-se Tommaso Buscetta e Gaetano Badalamenti. O primeiro por ter fugido para o Brasil e, o outro, para os EUA.

Assim mesmo, Riina mandou matar os dois filhos de Buscetta (Antonino e Benedetto) e o genro: nenhum deles era mafioso e, com isso, Riina fez “tabula rasa” à regra secular mafiosa de não admissão de vingança em gente de fora da organização ou de inocentes familiares de desafetos.

Preso desde 15 de janeiro de 1993, com 79 anos de idade e problemas cardíacos, Riina está custodiado em Milão, sob regime de segurança máxima. Esta em sessão especial do cárcere duro chamado Opera. Para o seu advogado Luca Cianferroni, ele é um “decadente”, sem periculosidade.

O pedido de apoio e uma interlocução com o cardeal arcebispo Tettamanzi foi feito por Riina ao capelão do presídio Opera. E Riina não pediu reserva.

Os agentes de inteligência penitenciária comunicaram o sucedido à Procuradoria Nacional Antimáfia.

Nos próximos dias, embora o advogado negue, Riina deverá formalizar o pedido de graça.

PANO RÁPIDO. Os mafiosos usam frases e símbolos para transmitir mensagens.

Para muitos magistrados do pool antimáfia de Palermo (Sicilia) a frase de Riina, — sobre inocentes presos e culpados soltos–, representa uma mensagem a políticos que sempre estiveram ao lado da Máfia: o senador Giuglio Andreotti, sete vezes primeiro ministro da Itália, já foi condenado por associação mafiosa e se beneficiou da prescrição, por ter mais de 80 anos de idade.

–Wálter Fanganiello Maierovitch–

http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário: