Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Escalpelamento no Brasil?

Quando se fala em escalpelamento, logo nos acorrem à mente as imagens cinematográficas dos íncolas norte-americanos sacando de uma faca para arrancar o couro cabeludo dos brancos (soldados ou simples colonos), contabilizando-os como troféus e provas da sua valentia de guerreiros selvagens.
Não sei se no Brasil os íncolas cultuavam o mesmo hábito.
Parece que sim e que isto ainda ocorre, pois acabo de ver uma lei publicada pelo Governo Federal, que proibe tal prática.
Será que estou delirando?

LEI Nº 12.199, DE 14 DE JANEIRO DE 2010.


Institui o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, a ser comemorado anualmente no dia 28 de agosto.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 14 de janeiro de 2010; 189o da Independência e 122o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
José Gomes Temporão

Este texto não substitui o publicado no DOU de 15.1.2010



-=-=-=

Encontrada a explicação: um deputado do PDT, do norte do Brasil, foi quem apresentou o projeto de lei, motivado pela ocorrência de mais de 200 casos de escalpelamento de mulheres, cujos cabelos teriam ficado enroscado nos eixos de embarcações do precário transporte fluvial amazônico.

Nenhum comentário: