Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 8 de maio de 2010

A idiotia do Serra

Atea chama de 'infeliz' declarações de Serra em evento evangélico
Associação de Ateus e Agnósticos publicam nota em protesto ao discurso do pré-candidato à Presidência

  • Vinte anos após 'Like a Prayer', Madonna faz ensaio polêmico com cruz cristã
  • Garotinho mistura política, religião e homossexualidade em eventos
  • PT entrará com ação contra PSDB por uso de verba pública em evento evangélico
  • Ilustração traz Jesus segurando Michael Jackson
  • Lúcio diz que religião não rachou o grupo da Seleção em 2006
  • A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) divulgou nesta segunda-feira uma nota na qual protesta contra as declarações do pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra , durante um evento evangélico no sábado, em Santa Catarina. De acordo com a entidade, "a manifestação de Serra é infeliz e inapropriada".
    Na ocasião, o tucano comparou fumantes a ateus :
    - A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura.
    O presidente da Atea, Daniel Sottomaior, afirmou que tinha a esperança de que declarações como a de Serra fossem águas passadas:
    - Ou ele (Serra) não acredita nisso e estava jogando para a plateia, ou ele acredita, o que é pior ainda. Como você vai esperar uma declaração tão flagrantemente preconceituosa de um candidato?

    Leia a nota na íntegra:
    "A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) vem a público protestar contra a declaração do pré-candidato José Serra que compara ateus a fumantes. Ao participar de evento religioso em Santa Catarina, o ex-governador afirmou que "a pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura." A manifestação de Serra é infeliz e inapropriada em diversos níveis.
    "Em primeiro lugar, a frase revela desinformação, pois ao contrário do que Serra imagina, os ateus não "sabem" que o deus do monoteísmo ocidental "está ali": somos ateus precisamente porque analisamos as evidências e argumentos em favor de sua existência, e entendemos que eles não se sustentam. Afirmar que em verdade somos teístas é zombar de nossas convicções pessoais que resultaram de análise profunda e cuidadosa. Significa menosprezar quem somos e como nos definimos, negando nossa própria existência como ateus.
    "A frase ainda é insultuosa porque iguala uma convicção filosófica a uma doença. Para Serra, não apenas somos incompetentes e contraditórios como ateus, mas somos como doentes: indivíduos que precisam de tratamento e de leis que protejam os demais contra a influência perniciosa de nossas atividades.
    "Por fim, a declaração também é preconceituosa por fazer uma generalização negativa que atinge rigorosamente a todos os ateus e avilta o caráter laico da república que ele pretende governar. Se ganhar a eleição, Serra será presidente tanto de teístas como de ateus e agnósticos, e não parece haver nele qualquer disposição de reconhecer ateus e agnósticos em pé de igualdade com seus compatriotas teístas. Aparentemente, seremos cidadãos de segunda categoria, nada mais do que teístas envergonhados e birrentos.
    "A afirmação de Serra não apenas denigre a todos os ateus. Recebemos a rejeição absoluta que é a negação de nossa própria existência. Esse tipo de comportamento é inadmissível em qualquer cidadão civilizado, quanto mais de um pretendente ao cargo mais alto da nação. O contexto sugere que Serra teria feito esse tipo de declaração para satisfazer uma plateia que ele aparentemente imaginava ser tão preconceituosa quanto ele, o que é ainda mais embaraçoso.
    "A Atea é uma associação civil sem fins lucrativos com mais de mil membros que tem entre seus objetivos a luta contra o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos. O IBGE se recusa a divulgar dados referentes ao ateísmo no país, mas de acordo com diversas pesquisas particulares, sabe-se que representamos aproximadamente de 2% da população, ou cerca de 4 milhões de brasileiros. A declaração de Serra exige reparo amplo e imediato em respeito a esses milhões de ateus brasileiros e às centenas de milhões de ateus no mundo".

    Fonte: Notícias Cristãs

    Postado por Débora Padoin Malva



    Via: www.guiame.com.br



    -=-=-=-=-=

    Com a Dilma apoiada pela ICAR, por obra do apedeuta e, do outro lado, o Serra, fazendo uma declaração hipócrita, ou preconceituosa, como a comentada acima, só me resta mesmo anular meu voto. Não vou ajudar nem um nem outro a subir à presidência, porque, sufragando o nome de um ou de outro, estaria jogando o país nas mãos de um imbecil e submisso a uma igreja.

    Nenhum comentário: