Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 29 de maio de 2012

Cemitério judaico em Belford Roxo se nega a sepultar neto perto de avô


cemitério judaico de Villar dos Teles, em Belford Roxo
Corpo foi transferido da ala A para C
 porque mãe do rapaz não era judia
O cemitério judaico de Villar dos Teles, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, se recusou a sepultar o corpo de Leonardo Laska, morto aos 29 anos em um acidente, perto do túmulo dos seus avós, na ala A.

A explicação da Associação Religiosa Israelita Chevra Kadisha do Rio de Janeiro, a administradora do cemitério, é que a mãe de Leonardo não era judia e que foi convertida por uma instituição “não ortodoxa”. O corpo foi enterrado na ala C.

O empresário Júlio Laska, o pai, está processando a associação reivindicado indenização por danos morais por causa da discriminação.

"O meu filho estudou em escola ortodoxa, chegou a morar em um kibutz em Israel e pertencia à Federação Israelita do Rio de Janeiro. Era muito religioso. E mesmo assim não deixaram ele ficar ao lado dos meus pais no cemitério."

José Roberto Castro Neves, advogado da associação, afirmou que se trata de uma “questão de respeito à tradição judaica”. "O cemitério tem outros locais onde o judeu que não é ortodoxo pode ser enterrado.”

Disse que todas as religiões têm tradições. "A Constituição diz que homens e mulheres são iguais, mas, na religião católica, só o homem pode rezar missa. Toda religião tem suas regras."

Com informação da Folha de S.Paulo.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.

Nenhum comentário: