Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 31 de maio de 2012

Na ONU, dinamarqueses sugerem fim das polícias militares no Brasil


Foto: Ramiro Furquim/Sul21.com.br
Da Redação
Foi divulgado nesta quarta-feira (30) um relatório do Conselho de Direitos Humanos da ONU, avaliando este tema no Brasil. O relatório é parte do Exame Periódico Universal, ao qual todos os países-membros são submetidos. Diferentes nações fizeram 170 recomendações ao governo brasileiro. A Dinamarca sugeriu o fim das polícias militares, cobrando a redução de execuções pelo Estado no Brasil.
A Coreia do Sul abordou a existência “esquadrões da morte” nas polícias e a Austrália sugeriu que Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) semelhantes àquelas criadas no Rio de Janeiro sejam adotadas em outros países. A Espanha cobrou uma revisão dos programas de formação em direitos humanos para policiais, a fim de que seja revisto o uso desmedido de força.
O relatório ressalta que o Brasil precisa garantir que todos os crimes cometidos por agentes da lei sejam investigados de maneira independente combater a impunidade d crimes que calam juízes e ativistas de direitos humanos. Muitas delegações recomendaram melhoria das condições penitenciárias.
O tema da ditadura militar preocupa principalmente países vizinhos como o Paraguai que pediu que o Brasil siga na busca pela verdade e a Argentina que pediu “novos esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias”. A França também solicitou boas condições para que a Comissão da Verdade seja efetiva.

Com informações da EFE, via SUL 21

Nenhum comentário: