Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Espalhar cinzas de cremação é desrespeito, diz Icar de Portugal



A Igreja Católica de Portugal pediu aos fiéis que não espalhem na terra, no mar ou ao vento as cinzas da cremação de seus parentes porque os mortos merecem “dignidade”.

Afirmou o pároco Luís Manuel Pereira, da Sé de Lisboa: “O que se pede é que as cinzas sejam conservadas com respeito porque são cinzas de uma pessoa, de uma vida, de uma história, e, portanto, não podem ser objeto de decoração ou até de um sentimento mórbido”.

O novo ritual para a celebração das exéquias da Igreja de Portugal estabelece que as cinzas devem ser enterradas em local adequado ou depositada em nicho especifico.

“Não cabe na cabeça de nenhum de nós andar com as cinzas de alguém querido atrás de si”, disse Pereira. “Acima de tudo, o que se deve evitar é um uso abusivo daquilo que são os restos mortais de outra pessoa.”

A Igreja Católica resistia um pouco à cremação até 1963, quando o papa Paulo VI assinou um documento autorizando a prática por considerar que ela não contradiz a doutrina da ressurreição. Mesmo assim a Igreja mantém preferência pela inumação (sepultamento do corpo).

O espargimento das cinzas de cremação tem se tornado mais frequente nos últimos anos em vários países, incluindo o Brasil. O caso mais recente de uma pessoa famosa foi o de Chico Anísio. A pedido dele, suas cinzas foram espalhadas na floresta que fica perto da Central de Produção da Globo, o Projac, e na cidade natal do humorista, Maranguape, no Ceará.

Com informação do Portal Sapo.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: