Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 25 de maio de 2012

‘LA Times’ vê um Brasil que emperra e outro que ‘bomba’



Sílvio Guedes Crespo

sao_paulo_luiz_guarnieri_ae.jpg
recife_afp_leo_caldas00.jpg
O Los Angeles Times também enxerga dois Brasis: um que está emperrado e outro que “bomba” (“booms”, no original).

No dia 7 de abril, o diário disse, já no título de uma reportagem, que o País merecia uma “medalha de ouro em congestionamento”, em referência aos problemas de tráfego de veículos e aviões, principamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Para o LA Times, a infraestrutura do País não deu conta de acompanhar ascensão de 30 milhões de pessoas à classe média e por isso precisa de mudanças, sob pena de limitar o potencial de crescimento econômico.
Já nesta quinta-feira, 24, o mesmo periódico, em texto do mesmo repórter, disse que “o historicamente pobre Nordeste do Brasil finalmente vive o seu ‘boom’” (leia o original), citando o professor Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas, segundo o qual o NE está crescendo quatro vezes mais rápido que São Paulo e Rio.
A reportagem mais recente afirma que a região do Recife “foi beneficiada por enormes investimentos públicos e privados, como a expansão do porto de Suape, um novo estaleiro e um projeto de refinaria”.
O jornal observa que, em 12 anos, a população da região metropolitana do Recife aumentou 8%, somando 1,5 milhão de pessoas. Apesar do aumento populacional, o desemprego não subiu; ao contrário, caiu de 14% para 6,2% no mesmo período.
“A região é hoje muito mais do que um grande projeto industrial. É um novo centro gastronômico e de tecnologia, e há muita inovação e dinheiro internacional chegando aqui”, disse ao LA Times Juliana Queiroga, coordenadora regional do instituto Endeavor Nordeste, que promove o empreendimento.

Fonte: ESTADO DE SP

Nenhum comentário: