Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 31 de maio de 2012

Igreja com medo de roubo esconde sino



 

Pelo visto a violência não é apenas brasileira. Em Portugal, para evitar que um sino de 200 quilos seja roubado, a paróquia de Atouguia da Baleia, em Peniche, decidiu retirar o sino da torre direita da Igreja da Senhora da Conceição.

A decisão foi tomada após uma tentativa de roubo frustrada. A crescente onda de roubo e peças de metal na região têm deixado as paróquias preocupadas com peças como sinos e estátuas.

Para evitar a perda do sino de bronze, ele foi retirado da igreja e exposto em um museu, que segundo o responsável pela igreja, é seguro.

“Uma vez que é um sino secular, achamos por bem expô-lo no centro interpretativo, em vez de deixá-lo na torre sujeito a outros perigos”, explicou o pároco Gianfranco Bianco, em entrevista à emissora portuguesa TVI 24.

Já houve tentativa de roubar o sino. O que atrai os ladrões é o valor que podem conseguir vendendo os 200 quilos de bronze da peça. O sino data de 1891 e já não era tocado há muito tempo, devido a uma rachadura.

Na última tentativa de roubar o sino, um grupo tentou chegar ao alto da torre com uma escada rudimentar, feita por eles mesmos. Como a tentativa foi frustrada, os ladrões tentaram entrar na igreja pela janela.

No fim, eles derrubaram o sino, provocando um estrondo que acordou a vizinhança. A polícia foi acionada e o grupo fugiu.

“Como o objetivo não era guardá-lo, mas antes derretê-lo, os duzentos quilos de bronze iriam render muitos milhares de euros”, observou o pároco.

Gianfranco Bianco disse ainda que espera que a onda de roubos de peças de bronze não impeça o sinos de continuarem tocando nas igrejas e pediu que as demais paróquias tentem manter seus sinos nas torres.

“Não estão mecanizados e são tocados à mão e, quando há festa, tocam a repique. É uma tradição que espero que se mantenha” destacou.
Fonte: Christian Post, viaJORNAL MUNDO GOSPEL

Nenhum comentário: