Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prefeitos definem diretrizes do Transporte Coletivo Marítimo




A expectativa é que ainda neste ano as cidades da Grande Florianópolis estejam ligadas também pelo mar


Estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 24/05, no gabinete da Prefeitura de Florianópolis, os prefeitos da Capital, de Palhoça, de São José e de Biguaçu, junto à Secretaria de Infraestrutura e o Departamento de Transportes e Terminais (Deter), para definir as diretrizes para a implantação do Transporte Coletivo Marítimo na região. Na ocasião foi assinado um termo de parceria e de cooperação técnica entre as prefeituras, que visa elaborar o projeto do transporte hidroviário. Um cronograma será definido, nos próximos dias, para datar as reuniões e as entregas dos projetos de cada cidade.

O prefeito Dário Elias Berger enfatizou que é a favor do projeto. “Nunca fui contrário à proposta, apenas informei que a implantação desse sistema é bastante difícil e complexa. As passagens serão superiores as do Transporte Coletivo. São muitas as variáveis que impedem a execução”, explicou o prefeito, concluindo que tal iniciativa só terá continuidade com o apoio do Governo do Estado.


A Prefeitura de Palhoça apresentou um projeto piloto denominado Transporte Marítimo Urbano, definindo os quatro terminais que ligam os mais de 25 quilômentos. São eles: Praia do Sonho, Praia de Fora, Barra do Aririú e Ponte do Imaruí. Em Florianópolis, de acordo com o secretário Gean Loureiro, foi realizado um estudo definindo a instalação do terminal marítimo atrás do CentroSul/Passarela Nego Quirido. Os municípios de São José e Biguaçu devem apresentar os projetos nos próximos dias. Segundo o prefeito da Palhoça serão gastos apenas 17 minutos no trajeto entre o terminal da Ponte do Imaruí ao da Capital.

Segundo o secretário Gean, o transporte marítimo será uma alternativa segura e confortável. Ressalta ainda que mesmo tendo sido assinado o protocolo, aditivos podem ser incluídos até a finalização do projeto.

Estão previstos barcos com capacidade para 40 pessoas sentadas, com ar-condicionado, TV e internet wi-fi. Terão também espaço para o transporte de bicicletas. Já os terminais, com acessibilidade universal, devem contar com salas de embarque, lanchonetes e banheiros.

Fonte: Portal da PMF

Nenhum comentário: