Sai Baba, que morreu em abril aos 86 anos, já havia sido acusado de fraude

O líder espiritual indiano Sathya Sai Baba na cidade de Nova Délhi em 2010 (Mustafa Quraishi/AP)
Os administradores da herança do guru indiano Sathya Sai Baba encontraram em um de seus santuários, no sul da Índia, uma grande quantidade de dinheiro, ouro e prata. Segundo a imprensa local, a fortuna achada totaliza o equivalente a 12 milhões de reais.
Sai Baba, morreu em abril, aos 86 anos. O guru, cujo verdadeiro nome era Sathyanarayana Raju, contava com cerca de seis milhões de seguidores no mundo, incluindo importantes políticos indianos, empresários e estrelas de Bollywood. Apesar de ter tantos fiéis, que o reverenciavam como um deus, o guru possuía também muitos críticos que o acusavam de fraude.
A descoberta de quase 116 milhões de rúpias em dinheiro (4 milhões de reais), 98 quilos de ouro (8 milhões de reais) e 307 quilos de prata (570.000 reais) foi revelada por R.J. Ratnakar, sobrinho do líder espiritual. A fortuna foi encontrada no dormitório de Sai Baba, em um dos centros de retiro espiritual que ele possuía na cidade de Puttaparthi, no estado meridional de Andhra Pradesh. De acordo com Ratnakar, foram necessárias 36 horas para que 15 discípulos do guru e alguns bancários fizessem a contagem do dinheiro e pesassem os metais preciosos.
Um funcionário do ministério da Fazenda da Índia ficou encarregado de determinar, nos próximos dias, o valor exato dos itens encontrados no quarto. O sobrinho do líder espiritual explicou que o dinheiro será depositado no Banco Estatal da Índia (SBI, na sigla em inglês).
(Com agência EFE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário