O Livro dos Mártires de John Foxe é um dos mais famosos livros da literatura Protestante, e apenas entre 1563 e 1684 teve nove edições.[1][2]
Escrito por John Foxe e publicado pela primeira vez em latim, em 1559, e depois em inglês, em 1563, com o nome The Actes and Monuments of These Latter and Perilous Dayes, o livro narra a história de sofrimento e perseguição dos principais mártires cristãos, começando por Jesus Cristo e até o final do reinado de Maria I (chamada pelos protestantes de Maria Sanguinária, devido às perseguições que sofreram durante o reinado dela).
Narra as histórias de reformadores e mártires famosos, como Policarpo, John Wycliffe, John Huss, Lutero, Hugh Latimer, Thomas Cranmer e muitos outros que sofreram perseguição e martírio pelos pagãos e pela Inquisição. O livro foi também ilustrado com gravuras.
O Livro dos Mártires moldou por séculos a consciência religiosa da Inglaterra. O livro contém uma severa crítica ao catolicismo e busca dar apoio à Igreja da Inglaterra, que fez o possível para colocar uma cópia dele em todas as paróquias do país.
No Brasil, a primeira tradução foi publicada em 2001, mas a tradução definitiva foi publicada em 2003, feita pelo especialista em língua inglesa Almiro Pisetta.
Referências
- ↑ Peter Nockles. The Nineteenth Century Reception (em inglês). Página visitada em 25 de janeiro de 2010.
- ↑ The Protestant Knights. The New Foxes' Book of Martyrs (em inglês). Página visitada em 25 de janeiro de 2010.
Ligações externas
- John Foxe. Acts and Monuments. The Variorum Edition. O livro está disponível em inglês na forma de e-book em vários sites da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário