Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 30 de abril de 2012

DENÚNCIA HISTÓRICA - DE CALDEIRÃO A PAU DE COLHER: A GUERRA DOS CACETEIROS


Novo livro de Ruy Bruno Bacelar de Oliveira, um apaixonado das revoluções populares do Brasil, traça uma síntese do processo histórico-social na década de trinta durante a ditadura de Getúlio Vargas e faz veemente denuncia histórica sobre o aniquilamento das populações nordestinas de Caldeirão e Pau de Colher, massacradas impiedosamente pela ditadura fascista e oligárquica apoiada pelo clero e latifundiários.

AP - Onde ocorreu o movimento de Pau de Colher? RB - O movimento de Pau de Colher ocorreu no município de Casa Nova na Bahia, no local denominado Pau de colher que fica situado a poucos quilômetros da fronteira com o Piauí. Os principais acontecimentos desenrolaram-se entre 1937 e início de 1938.
AP - Quais foram as origens do movimento?
RB - A origem de Pau de Colher remonta ao vale do Cariri, no Ceará, antes e depois da morte do Padre Cícero, no sítio do Caldeirão, sob a liderança do beato Lourenço e do beato Severino Tavares.
Os eventos iniciaram-se em 1926 no Ceará em Caldeirão, estenderam-se até 1938 em Pau de Colher na Bahia.
AP - Quais eram as conjunturas política e econômica do Brasil entre 1930 e 1940 com ênfase ao nordeste, especialmente ao Ceará e Bahia, onde se desenrolaram os fatos desta história?
RB - Na década de 1930 a 1940, a economia brasileira afetada pelas diversas crises políticas, tornou-se mais aguda devida a decadência econômica mundial que abalou o capitalismo em especial nos Estados Unidos da América.
Isso levou em massa ao desemprego com o fechamento das fábricas, a quebra dos bancos e a falta de dinheiro.
Tentando frear a baixa de preços, os países capitalistas, começaram a redução maciça de riquezas. Nos Estados Unidos mais de 10 milhões de acres de algodão foram destruídos, milhares de cabeças de gado bovino e mais de 6,5 milhões de porcos foram afogados; enorme quantidades de milho e trigo foram queimadas; numerosos navios foram vendidos como sucata; mais de 9 mil bancos quebraram.
AP - Aqui no Brasil quais foram as conseqüências desta crise mundial e que fez o governo de Vargas para amenizá-la?
RB - Para enfrentar a crise o governo dos Estados Unidos, cortou a compra de artigos supérfluos de importação que pudessem ser dispensados, entre eles o café do Brasil.
Com a perda do seu principal comprador, a crise atingiu o Brasil. Os armazéns encontravam-se superlotados de café; os fazendeiros não conseguiam vendê-lo, e conseqüentemente, não pagavam os seus credores, formando uma cadeia de insolvência que levou o país à ourela da bancarrota. Do campo estendeu-se às cidades, afetando as indústrias que, fechadas, deixaram milhares de operários sem empregos. Nordestinos de todos os Estados começaram fazer a viagem de volta às suas terras.
Mais de 72 milhões de sacas de café foram queimadas pelo governo de Vargas, tentando segurar o preço do Produto.
AP - Como era o Brasil nesta época?
RB - O Brasil era um País semifeudal onde em cada estado dominavam as oligarquias. Nas cidades do Nordeste representadas pelos coronéis. A maior parte das ruas das cidades do nordeste possuiu nomes de coronéis do passado e Conquista é um exemplo típico.
Os destinos do Brasil eram decididos na rua do Ouvidor e nos cassinos e prostíbulos do Rio.
O Brasil importava tudo. As nossas ferramentas vinham da Inglaterra e da Alemanha. O tecido para as roupas, vinha da Inglaterra. E para as festas da burguesia carioca importava-se gelo para fazer sorvetes.
A picaretagem internacional prevalecia de norte a sul e no Nordeste os coronéis possuíam as casas de fazendas decoradas com mármore italiano, havia pianos Pleyel, lustres de Murano, cristais de bucarat e os últimos modelos de carros fabricados nos Estados Unidos. Os filhos estudavam na Europa.
A fina flor da sociedade guardava em suas residências libras esterlinas que era a moeda para grandes transações comerciais.
AP - E os políticos o que faziam?
RB - Pressionado pela nova elite, Getúlio Vargas tratou de salvar os barões da cafeicultura. Ocorreu que a crise de 1929 deu um golpe de morte nos fazendeiros de café; às terras destes barões começaram a passar para antigos empregados das fazendas, colonos e pequenos agricultores. Principiava a surgir a pequena propriedade com uma diversidade agrícola muito grande, além de café. A burguesia da cafeicultura ficou assombrada e obrigou Getúlio a assinar um decreto, perdoando a metade das dívidas dos cafeicultores e dando prazos enormes, praticamente sem juros, para pagamento da outra metade. O pretexto era salvar a cafeicultura, responsável pela economia do país. A medida salvou os cafeicultores e arruinou a cafeicultura brasileira que ficou até hoje sem uma boa tecnologia e sempre em déficit.
O costume do perdão da dívida prolongou-se até os dias de hoje, enriquecendo muitos.
Perdeu-se a melhor oportunidade para uma reforma agrária neste país. E o problema da posse da terra estendeu-se até aos nossos dias.
AP - Como surgiu a idéia de escrever este livro?
RB - A idéia de escrever este livro veio quando eu estava trabalhando no Piauí. Há quase vinte anos. Fazia pesquisa de geofísica aplicada à mineração para firmas de São Paulo. Eu morava em um hotel na cidadezinha de Afrânio, em Pernambuco, próxima à fronteira da Bahia e do Piauí. Aí nas noites enluaradas do sertão, ouvi fragmentos da historia de Pau de Colher, por pessoas que por ali transitavam. Comecei então a ficar interessado pelo assunto, e fui a Pau de Colher. Era Natal. Ali na casinha humilde de um sertanejo ouvi toda a história. Sentado ao redor de um fogo, convivendo com sua hospitalidade, cordialmente ele me contou boa parte desta história. E eu escutando-a interessado, perguntava a mim mesmo: Que guerra foi esta? Porque se sacrificaram por um ideal se não havia nenhuma perspectiva de vitória? Em síntese: o que eles queriam? Além disso, fiquei fascinado pela semelhança com a guerra de Canudos. E como sou fanático pelos sertões de Euclides da Cunha, senti falta de Euclides para escrever sobre Caldeirão e Pau de Colher. Achei então que seria interessante divulgar a história, tentando caminhar sobre as pegadas de Euclides, entretanto apresentando os fatos e analisando-os dentro de uma concepção filosófica, que tem por base a luta das classes contra as classes oprimidas do Nordeste.
AP - E a história brasileira o que conta sobre estes fatos?
RB - Quem está contando a história brasileira é a mídia. Diariamente ela molda o mundo à sua maneira, e passa ao grande publico a história de acordo com seus interesses. Na verdade, existe um "governo invisível " de notícias controlado pelas grandes redes mundiais de televisão e pelas agências internacionais de notícias. O cidadão, ao acordar e sair para o trabalho, vê o mundo pelos olhos deste governo, cujo objetivo principal é a realização dos fins econômicos e políticos do neocapitalismo.
A memória nacional está sendo enevoada. Estão passando uma esponja sobre o passado e contando a história à maneira dos interesses econômicos das classes privilegiadas. Estamos vivendo uma "idade das trevas". desde que o passado deixou de lançar sua luz sobre o futuro, a mente do homem vagueia nas trevas", escrevia Alexis de Toqueville.
Dizia Hannah Arendt que a luta contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento.
Os detentores do poder neste País também estão passando a esponja na história, abafando a consciência, matando os heróis nacionais, divulgando os "heróis" internacionais e apostando no esquecimento como o único objetivo de ocultarem os objetivos de dominação e manter o poder. Não importa onde, se em Brasília, ou em uma pequena cidade do interior, eles estão induzindo a amnésia e perseguindo e denegrindo todos que, como este autor, ousam resgatar a memória e lutar pela liberdade.
Este processo de apagamento da memória, tem uma poderosa ramificação dentro das escolas e universidades brasileiras. Atreladas a ideologias já superadas, muitas delas a exercem patrulhamento ideológico sobre os professores que tem o poder de crítica e são competentes. Um episódio interessante foi a minha saída de uma Universidade local devido a um grupo cujo único objetivo é o PODER e a dominação política que já atinge dimensões monstruosas, devendo chegar, em pouco tempo, até a capital e, a longo prazo, capaz de interferir nos rumos da política nacional.
O governo que mantém todo este aparato ideológico é o principal culpado, mas a sociedade temem o é. E, por isso mesmo, a Universidade brasileira passa por um processo vertiginoso de definhamento. ao escrever este livro sei que estou enfrentando a elite do poder, principalmente a elite intelectual que visa o poder político. Estou portanto dando uma pequena contribuição para o resgate da memória nacional.
José Arbex Jr, jornalista de São Paulo, citando Hannah Arendt, definiu a banalização do mal como a corrupção da consciência que se sedimenta em pequenos hábitos do cotidiano, a forma pela qual os indivíduos se acostumam e se acomodam ao arbítrio, à barbárie, à covardia, ao cinismo (por exemplo, na Alemanha de Hitler, "ninguém sabia" que milhões de seres humanos eram executados em campos de concentração)."
AP - A banalização do mal também existe aqui em V. da Conquista?
BB- Vivemos na terceira maior cidade do interior da Bahia. Aqui falta tudo exceto a banalização do mal. Não há indústrias, exceto a da religião, a água é precária, o saneamento idem e não temos ainda boas universidades e escolas.
É a cidade no mundo onde se paga o maior número de impostos. Além dos impostos públicos, pagamos Aforamento e Laudêmio à Igreja Católica. Isto é você compra a terra para construir sua casa em mãos da Igreja. E este pagamento é eterno. Quem compra sua casa também paga à Igreja e, assim sucessivamente. Na verdade a Igreja tem um patrimônio imobiliário de mais de trinta mil terrenos. Uma grande parte da população paga o dizimo às Igrejas protestantes que se espalham por toda a cidade. Toda a cultura e vida espiritual se resumem em dois personagens: Deus e Satã. A fé substitui a ciência. As igrejas estão lotadas de jovens que, com uma bíblia na mão, já encontraram a solução de todos os problemas.
AP - Como o senhor fala até parece que estamos na idade média no tempo das cruzadas!
RB - Estamos vivendo um período muito perigoso. A luta já não é de classes. A luta é contra SATÃ. É a guerra santa. A arma é a bíblia e as mensagens são os cantos religiosos ecoando em todos os quadrantes. Os pastores autoritários obrigam o crente ao dizimo e fidelidade a um Deus que enriquece as pessoas da noite para o dia e aniquila os inimigos ou qualquer um que se coloca contra este estado de coisas. Os movimentos de massas destas populações evangélicas e outras são de natureza fascista. Em outras palavras, estamos caminhando a passos largos para o totalitarismo.
Diz o jornalista José Arbex Jr. "o problema está posto milhões de jovens e trabalhadores são mobilizados por aprendizes de Hitler, enquanto o Brasil caminha a passos largos para uma imensas crise social, cujo pano de fundo é o desemprego".
AP - Os brasileiros de um modo geral não estão acostumados a lerem livros de denuncias, principalmente de fatos históricos como estes, que se passaram há muito tempo. Dizem até que temos a memória curta. Diante de tais afirmativas que tipo de mensagem o Sr. Passaria aos seus leitores?
RB - Passo, portanto, a você, leitor, o livro. De Caldeirão a Pau de Colher: A Guerra dos Caceteiros". Ele é o resultado de viagens cansativas, noites perdidas e a paixão do autor pelo estudo dos movimentos sociais. No decorrer da pesquisa, descobri a importância do relacionamento de Caldeirão com Pau DE Colher, daí nosso esforço em elaborar um esboço relacionando os dois movimentos que, normalmente, são estudados isoladamente.
De Caldeirão a Pau de Colher é também minha resposta aos detentores do poder que no passado perseguiram o meu saudoso pai, jornalista Bruno Bacelar de Oliveira, terminando por queimar O AVANTE e no presente moveram uma feroz perseguição ao autor. Eu por natureza, sou um rebelde e provocador. Não aceito a corrupção de minha consciência, o patrulhamento ideológico, à barbárie, a covardia, o cinismo. Não aceito a banalização do mal. Não aceito ser cúmplice da quadrilha que tem o poder. Não aceito ser cúmplice do patrulhamento ideológico de professores dentro das Universidades, não aceito ser cúmplice das filas imensuráveis diante dos hospitais, não aceito ser cúmplice da indústria da seca; não aceito ser cúmplice da indústria religiosa; não aceito ser cúmplice da violência policial; não aceito ser cúmplice da maioria dos candidatos políticos porque são oportunistas e enganadores do povo; não aceito ser cúmplice da prostituição infantil; não aceito ser cúmplice do capital internacional que suga as nossas riquezas; não aceito ser cúmplice da mídia que se acha mergulhada em um mundo de sexo, crime e corrupção e finalmente para abreviar, não aceito ser cidadão de um país mergulhado em um colapso moral.
Daí, este livro. É uma denúncia histórica. O aniquilamento de Caldeirão e Pau de Colher foi um crime.
Da mesma formas que não admiti este crime histórico, denunciando-o através deste livro, não admito os outros crimes, aqui chamados no conceito de Hannah Arendt, de BANALIZAÇÃO DO MAL OU CORRUPÇÃO DA CONSCIÊNCIA..
Sou um homem livre. Não aceito a corrupção de minha consciência.


Fonte: http://www.engeo.com.br

Nenhum comentário: