Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vivas ao (à) Julgador (a)!


Liminar veta uso de sedém em touros em rodeio em Ribeirão Preto (SP)



GABRIELA YAMADA
 RIBEIRÃO PRETO

MARCELO TOLEDO

EDITOR-ASSISTENTE DA "FOLHA RIBEIRÃO"


Uma liminar obtida pela associação Focinhos de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) impede que as montarias no Ribeirão Rodeo Music, previsto para começar na noite desta quinta-feira, sejam feitas com o uso de pateiras, esporas, cordas, choque elétrico, laços ou sedém.
No entendimento da ONG, os equipamentos causam maus-tratos aos animais. A entidade e militantes de outras ONGs foram para o Parque Permanente de Exposições de Ribeirão, que sedia o evento, para acompanhar a notificação aos organizadores.
Segundo a assessoria do evento, a organização se reuniu para decidir se a liminar seria ou não cumprida. Em caso de descumprimento, a decisão judicial estipula uma multa diária de R$ 50 mil, além de apreensão de animais e equipamentos.
Após o encontro, o advogado do evento, Evandro Grilli, disse que as montarias em touros não seriam realizadas, mas não por causa da liminar judicial.
"Hoje não vai ter montaria por causa das condições climáticas. Amanhã decidiremos se haverá ou não, mas vamos recorrer da decisão", afirmou o advogado.
Segundo a organização, o público foi avisado do cancelamento das montarias e da prova de team penning (em que um trio tem de separar um grupo de bezerros, numerados, em meio a outros).

O sedém (cinto amarrado na virilha dos animais) é a principal reclamação das ONGs. Elas alegam que o instrumento gera dor, razão pela qual os touros pulam. Os rodeios alegam que o equipamento apenas provoca cócegas nos animais.
Silva Junior - 28.ago.11/Folhapress
Peão durante montaria em touro na Festa do Peão de Barretos
Sedém (corda amarrada no touro) é utilizado em montaria
O Ribeirão Rodeo Music é, para a PBR (Professional Bull Riders), um dos principais rodeios no país, tanto que, neste ano, ele fará parte da "primeira divisão" do circuito nacional, de acordo com Flávio Junqueira, que preside a PBR brasileira.
"No ano passado, não era obrigatória a participação dos principais peões, e o evento sempre teve foco em shows, mas agora houve uma mudança e o rodeio tem um grande espaço", afirmou. O campeão do circuito disputará a final da PBR, em Las Vegas (EUA).
Além das montarias em touro, o Ribeirão Rodeo Music prevê competição de três tambores (em que é preciso percorrer a cavalo um triângulo formado por tambores no menor tempo) e team penning.
Nove shows estão programados para os cinco dias do evento, sendo oito sertanejos. Os destaques são Gusttavo Lima (dia 26), Jorge & Mateus (28), Chitãozinho & Xororó (29) e João Carreiro & Capataz (30).
Segundo a organização, o público para o evento é estimado em 140 mil pessoas.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: