Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Suspeito que Grubba não fará carreira no governo!


VIOLÊNCIA, INCOMPETÊNCIA, NEGLIGÊNCIA E HUMILHAÇÃO


À esquerda, Ronaldo Freire, Chefe de Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen, que agendou a audiência com o Secretário Grubba, que tentou fugir dos vereadores de Palhoça, no carro oficial
Fotos: Baby Espíndola Repórter

O Poder Legislativo de Palhoça foi estupidamente humilhado, pelo Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, na tarde de terça-feira, 24 e abril, justamente a data em que o município completava 118 anos de emancipação político-administrativa. E que, portanto, merecia mais respeito. Dez dos onze vereadores de Palhoça, liderados pelo presidente da Câmara, Otávio Martins Filho (Tavinho – PSD), compareceram, rigorosamente no horário marcado, para uma audiência com o secretário.

Mas, não foram recebidos, para a audiência, agendada, há quase um mês. Não passaram da porta do todo poderoso secretário, que deveria oferecer mais segurança ao povo catarinense. Mas que está permitindo que as cidades mergulhem numa tenebrosa onda de violência, consequência da incompetência e negligência.

César Grubba fugiu da reunião com os vereadores de Palhoça. Mas, os parlamentares acabaram flagrando o secretário em rota de fuga, afoito e apressado, na porta da garagem do prédio da SSP. Houve um ligeiro bate-boca, com os vereadores cobrando a reunião e o secretário se esquivando, alegando compromissos mais urgentes.

Quando ignorou a agenda e deixou de receber os dez vereadores de Palhoça, o Secretário Grubba impôs uma poderosa dosagem de humilhação aos palhocenses. Um povo sofrido, massacrado por uma violência sem precedentes.

Através da assessoria, o Secretário de Segurança justificou o cancelamento da audiência, devido a um velório, o que reclamava a presença de César Grubba. Claro, que o falecido não era uma vítima de homicídio, de Palhoça. Os mesmos assessores explicaram que, antes de receber os vereadores, representantes do povo de Palhoça, Grubba pretende conversar com o prefeito Ronério Heiderscheidt. Se o prefeito argumentar que Palhoça, “bela por natureza”, é “a cidade que mais cresce em Santa Catarina”, pode parecer que tudo vai indo muito bem. Mas, em termos de segurança pública, nada vai bem.

Recentemente, a mídia eletrônica e impressa, guiada por pesquisas, apontou Palhoça como a cidade mais violenta de Santa Catarina, a que mais registra homicídios. Bela por natureza, mas muito violenta. Também, por culpa de autoridades negligentes e incompetentes, como o secretário César Grubba.

Dados oficiais indicam que, até o final da primeira quinzena de março, Palhoça contabilizava quatorze assassinatos.

Essa liderança no ranking da violência, convenceu o Exército Brasileiro a escolher a cidade, como cobaia para treinamento de soldados, que serão enviados ao caótico Haiti. Pela explicação de um oficial, fardado como periquito verde, por toda Santa Catarina, Palhoça é a cidade mais parecida com o Haiti, não pela geografia, mas exatamente devido às atitudes violentas de alguns, os guerreiros do tráfico, que transformaram a terra dos manguezais num sangrento campo de batalha.

Em termos de violência, Palhoça desponta, em todas as estatísticas, de forma muito negativa. Além dos assassinatos – de 2010 para 2011, houve um aumento de mais de cem por cento, no número de homicídios – todos os dias, são registrados, em média, 70 boletins de ocorrência. Os crimes mais comuns, narrados pelas vítimas, são assaltos à mão armada, em residências e casas comerciais. São crimes motivados pelo tráfico de entorpecentes.

A cidade, com quase 150 mil habitantes (137.344, segundo o Censo IBGE, de 2010), conta com os precários serviços de uma Delegacia de Comarca, na área central, e uma subdelegacia, no Balneário Pinheira, que não funciona. A única delegacia operacional, também não opera como deveria. Para registrar um simples BO, uma vítima da violência pode ser forçada a aguardar horas. Formam-se filas, iguais àquelas da saúde pública, à porta da delegacia. A demora acontece, também, porque o sistema informatizado nem sempre está ativo. E, quando a rede é ativada, os computadores, velhos e obsoletos, não conseguem acessar o sistema.

Para tentar resolver os crimes, operar todo o serviço burocrático, a delegacia tem um quadro de policais muito abaixo do desejado. Ignorando o crescimento da cidade, registrado nas últimas três décadas, a estrutura de investigação e policiamento da cidade é a mesma há 30 anos. São cinco investigadores, para tentar desvendar a autoria e as circunstâncias que envolvem os crimes.

A situação é humilhante – talvez, por isso, o Secretário de Segurança fugiu dos vereadores, para evitar constrangimento maior. Tubarão, por exemplo, que tem menos de cem mil habitantes, possui cinco delegacias. Palhoça possui uma só. Só uma, esquartejada, pela falta de estrutura operacional.

O efetivo da Polícia Militar também não cresceu na mesma proporção do inchaço populacional. O Batalhão de Polícia Militar, que só existe de nome, tem apenas 170 policiais, para Palhoça e outras cidades da comarca. Segundo recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), o ideal é a proporção de um policial para cada 250 habitantes. A partir deste cálculo, Palhoça deveria ter 548 policiais.

Porém, apesar dessa magreza no número de policiais civis e militares, o índice de resolução dos crimes está bem acima da média estadual.

Fica aqui, uma constatação: com tantas dificuldades, os policiais de Palhoça são verdadeiros guerreiros. Guerreiros sem comando, porque o Secretário de Segurança foge do campo de batalha. (Como comandante, que abandona o barco, durante o naufrágio – ‘Volte a bordo!’).

César Grubba fugiu da reunião com os vereadores de Palhoça. Mas, foi infeliz na rota de fuga. Porque aconteceu um encontro, inesperado, na porta da garagem (como demonstram as fotos), quando o secretário deixava o prédio da SSP, afoito e apressado. Volte a bordo, Grubba!

Vereadores de Palhoça (à direita, na foto) batem boca com o Secretário Grubba, que está entocado, no carro oficial



Nenhum comentário: