Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Milhares de pessoas cantam em ato contra Breivik na Noruega



Ato reúne milhares no centro de Oslo para cantar em um ato contra Anders Behring Breivik. Foto: AP

Ato reúne milhares no centro de Oslo para cantar em um ato contra Anders Behring Breivik

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram nesta quinta-feira no centro de Oslo para cantar em um ato contra o ultradireitista Anders Behring Breivik, julgado nestes dias pelos atentados de 22 de julho do ano passado, nos quais morreram 77 pessoas. A ideia surgiu de uma iniciativa popular lançada na rede social Facebook, depois que Breivik citou a canção "Barn av regnbuen" (Crianças do arco íris), versão norueguesa de uma música do cantor americano Pete Seeger, como exemplo de lavagem cerebral praticada em escolas do país escandinavo.
A canção, que em sua versão original se chama "My Rainbow Race", fala sobre a necessidade de aprender a viver juntos, compartilhando "o céu azul e a terra verde". A música foi traduzida ao idioma nórdico por Lillebjørn Nilsen, em 1973, e é muito popular na Noruega.
O próprio Nilsen ficou encarregado de interpretar o tema na praça central Youngstorget, na tarde desta quinta-feira, diante de milhares de pessoas - 40 mil segundo a Polícia norueguesa -, que cantaram com ele sob a chuva em um ato transmitido ao vivo pela televisão pública NRK. A versão original de Seeger, lenda viva da música folk americana que influenciou diversos músicos de todo o mundo, como Bob Dylan e Joan Baez, também foi cantada.
"Isto é uma prova que o amor que surgiu após 22 de julho nunca desaparecerá", disse Eskil Pedersen, líder das Juventudes Trabalhistas. O jovem estava no acampamento na ilha de Utoya quando Breivik matou 69 pessoas, quase todos menores de 20 anos. Pedersen, um dos principais alvos de Breivik, mas que conseguiu escapar em um bote, agradeceu os presentes e ressaltou: "não estamos aqui por ele, mas por todos nós". O líder do Grupo Nacional de Apoio às vítimas de 22 de julho, Trond Henry Blattmann, cujo filho morreu em Utoya, também agradeceu seus compatriotas pelo "apoio" e "bondade".
Os ministros de Cultura dos países nórdicos, presentes em Oslo para uma reunião, também assistiram ao ato. Depois da cerimônia, os manifestantes caminharam cantando a canção até os tribunais de Oslo, onde Breivik está sendo julgado e colocaram rosas em seu exterior em lembrança às vítimas. Durante o julgamento, Breivik disse que a canção é um exemplo do "marxismo cultural", que de acordo com ele, ameaça a existência do povo norueguês e permite a "invasão" muçulmana. Esse é o argumento do extremista, de 33 anos, para justificar o atentado duplo, primeiro com uma caminhonete bomba no complexo governamental de Oslo e depois em Utoeya.
Em outras cidades norueguesas também foram realizadas cerimônias semelhantes. O nono dia do processo contra Breivik, que tem uma duração prevista de dez semanas, continuou nesta quinta com os testemunhos de vários feridos no atentado em Oslo.

Fonte: TERRA

Nenhum comentário: