Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Governo chileno propõe tirar dos bancos o financiamento da educação


Anúncio de que o Estado pode assumir todo o custo da educação superior ocorre dois dias antes do reinício dos protestos


Ansa
SANTIAGO - O Ministério da Educação do Chile propôs nesta segunda-feira, 23, que o Estado assuma integralmente o custo da educação superior, deixando fora do processo de financiamento as instituições bancárias.
O titular da pasta, Harald Beyer, depois de se reunir com o presidente Sebastián Piñera, no Palácio La Moneda, indicou que a iniciativa tramitará ao Congresso com caráter de emergência.
A proposta estabelece um novo sistema integrado de financiamento da educação superior, que ficará a cargo de uma agência pública especializada, responsável por sua "elaboração, administração e concessão".
"Isto, em termos práticos, significa que os fundos se originam do Estado e os bancos deixam de financiar a educação superior, tanto a educação pública quando a privada", informou o ministro.
A proposta é feita dois dias antes do reinício das mobilizações estudantis em demanda de uma educação pública, gratuita e de qualidade, e que no ano passado levaram um milhão de pessoas às ruas, colocando em xeque o governo e fazendo a popularidade de Piñera cair para 26%.

Fonte: ESTADO DE SP

Nenhum comentário: