Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Universo do cavalo - Termos e expressões

QUADRA (Ver CANCHA RETA, CARREIRA, CORRIDA, HIPÓDROMO, PARELHEIRO e TURFE)

- Medida linear equivalente a sessenta braças ou 132 metros. Usada para carreiras em cancha reta, realizada, geralmente, em distâncias de duas a seis quadras. (...) - MÁRCIO CAMARGO COSTA - A caudilha de Lages - Edit. Lunardelli/fpolis/1987, p. 154.

- O dado é confirmado pela Revista do IHG/RS – Vol..., p. 279.

QUADRIFETA

- Modalidade de aposta no turfe.

QUADRIGA (Ver BIGA e CARROS)

- (...) Anáxagoras tem o atrevimento de pretender não ser o sol conduzido por Apolo montado numa quadriga: chama-lhe ateu e o obrigam a expatriar-se (...) - VOLTAIRE - Dicionário Filosófico - Editora Martin Claret/SP-SP/2002, pág. 42 (verbete Ateu, ateísmo)

- (...) áurea quadriga tirada por corcéis brancos (...) – AFONSO ARINOS - Pelo Sertão/O contratador dos diamantes - Tenoprint Gráfica S.A/RJ/1967, p. 161.

- Biografando Nero Cláudio César, SUETÔNIO - A vida dos doze Césares – Editora Martin Claret/SP-SP/2005, p. 286, INFORMOU: (...) Nos jogos do circo, concedeu aos cavaleiros lugares separados dos demais e fez aparecer ali, até quadrigas atreladas a camelos. (...).

- Carro de competição (corridas em arenas) e de guerra, usado ao tempo do Império Romano e antes, tracionados por quatro cavalos e conduzidos por um homem em pé. O filme Ben Hur, estrelado por CHARLTON HESTON aborda o tema, mostrando uma sensacional corrida de quadrigas.


QUADRÍJUGO

- Puxado por quatro cavalos.

QUADRILHA

- (...) Turma de 4 ou mais cavaleiros dispostos para o jogo das canas. 3.Cavalhada. (...) - http://www.prof2000.pt

- Pequeno lote de cavalos de pelos diversos, que acompanham a égua-madrinha - BARBOSA LESSA - Estórias e lendas do Rio Grande do Sul - Livraria Liberart Editora /SP/1980, p. 299.

- QUADRILHA: dava-se o nome de quadrilha, a um lote de 6 a 12 animais, cavalos ou éguas mansas, de qualquer pelo, que geralmente pertenciam a um gaúcho pobre. Era formada por animais enquadrilhados, sempre juntos, mesmo em campo aberto. Era orgulho e meio de ganhar a vida de quem a possuia. http://www.paginadogaucho.com.br

QUADRO

- (...) A competição era por dupla de laçadores. (Quadro, como se diz lá) (...) - HOMERO DA COSTA ARAÚJO - Prosas de galpão – Editora Insular Ltda/Fpolis-SC/2004, p. 127.

QUALHEIRA (Ver COALHEIRA)

- (...) Um ponto interessante sobre o domínio romano, alem de sua organização, era a comunicação entre os territórios conquistados e as vias terrestres que só eram usadas para movimentação das tropas e comunicação como um serviço de correios. A tração animal não era usada, pois os romanos não conheciam as qualheiras o peitoral do cavalo). (...) - ?

QUALHO DE LEITE DE ÉGUA (Ver LEITE DE ÉGUA)

- Já foi usado para curar mordida de cobra em seres humanos.

QUARTALUDO

- Cavalo que tem defeito nos quartos.

QUARTARIA

- (...) Você já reparou a quartaria que tem a Mini-saia? Ela é curtinha mas tem muita resistência. Dizem que é cruza de inglês com quarto de milha (...) - HOMERO DA COSTA ARAÚJO - Prosas de galpão – Editora Insular Ltda/Fpolis-SC/2004, p. 60.

QUARTAU (Ver PETIÇO)

- Cavalo muito pesado - TÉO AZEVEDO e ASSIS ÂNGELO - Dicionário Catrumano - Edit. Letras & Letras/SP/1997, p. 130.

- GUSTAVO BARROSO utilizou-se da palavra quartau em seu conto O Patuá, componente do livro Praias e várzea/Alma sertaneja - Livraria José Olympio Editora/RJ/1979 e, em nota de rodapé de nº 26, de ps. 47, explica o editor: Cavalo pequeno, porém robusto.

- No Dicionário AURÉLIO, a palavra aparece como sinônima de cavalo castrado.

QUARTEADO

- Quarteado adj. Diz-se do cavalo robusto, espadaúdo e bem proporcionado. http://letratura.blogspot.com

QUARTEAR

- Ajudar a puxar uma diligência ou ouro veículo, utilizando uma corda atada à cincha do cavalo e presa, pela outra extremidade, à lança ou aos varais (...) - ZENO CARDOSO NUNES e RUI CARDOSO NUNES - Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul - Martins Livreiro – Editor/P. Alegre-RS/2000, p. 405.

QUARTELA (Ver ARESTIN, ENCABRESTADURA, PEIA e VÍVULA)

- Parte das pernas dianteiras e traseiras do cavalo situada entre o boleto e a coroa - Ver folheto da CBH intitulado Identificação de Cavalos pela Resenha Descritiva e Gráfica - Tradução da Dra. Cândida Azevedo (Jan./98), p. 5, figura 2, n° 18.

QUARTELAS INCHADAS (Ver BICHOCO)


QUARTER-HORSE (Ver QUARTO-DE-MILHA)

QUATRAVO

- Cavalo com marcas brancas nas patas. - TÉO AZEVEDO e ASSIS CÂNDIDO - Dicionário Catrumano.

QUATRERO ou QUATREIRO (Ver ABACTOR, ABIGEATÁRIO e CUATRERO)

- (...) Foram os primeiros gaúchos do século XVIII, mestiços de espanhóis e de índias. Esse mestiço, dono do espírito ousado do conquistador e da agilidade e perspicácia do nativo, deu o primeiro rastreador, o primeiro desgarrador, o primeiro changador e, por vezes, egresso dos redutos subordinados à lei, foi também o primeiro quatrero, vagabundo dos campos e ladrão de gados. (...) - MANOELITO DE ORNELLAS, citado por ANTONIO HOHLFELDT - O gaúcho: ficção e realidade - Edições Antares/RJ/1982, p. 30.

- (...) Torturaram esse pecador e ele confessou seu delito, que era ser quatreiro, isto é, ladrão de gado (...) - MIGUEL DE CERVANTES - O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha - Villa Rica Editoras Reunidas/BH-RJ/vol. 1, p. 188.

QUEBRA-BUNDA (Ver ANDAR, BAMBEIRTA, DESÂNIMO, MAL-DAS-CADEIRAS, NAGANA, PESTE QUEBRABUNDA, QUEBRABUNDA e RENGUEIRA)

- Epizootia, em conseqüência da qual os cavalos ficam descadeirados; ataca-os nas regiões paludosas e os inutiliza para sempre. - Revista do IHG/RS – vol. ..., p. 277.

QUEBRA-QUEIXO (Ver BOCA e DOMA)

- (...) o potro que é bem golpeado/Dos queixos, não se retova,/E já na terceira sova,/Quando esbarra, está domado! (...) - JAIME CAETANO BRAUN - Potreiro de Guachos/Gineteando - Editor Martins Livreiro/P. Alegre-RS/p. 74.

QUEBRABUNDA (Ver BAMBEIRA, PESTE QUEBRA-BUNDA e RENGUEIRA)

QUEBRADO DA BOCA

- Cavalo que sofreu pisadura grave ou fratura nos queixos; à menor pressão do freio corre sangue e o torna inútil - Revista do IHG/RS – vol. ..., p. 277.

QUEBRAR

- (...) Minha primeira tarefa seria “quebrar” a potranca puro-sangue (...) a potranca foi trazida para dentro do redondel e deixada livre. Ela era adolescente, estava assustada e seus olhos arregalados de medo. (...) - MONTY ROBERTS - O homem que ouve cavalos – Bertrand Brasil/RJ/2001, p. 17.

- Verbo com que são designados, na doma tradicional ou convencional, os atos de iniciação do animal xucro. O verbo quebrar tem conotações de violência, dominação e danos causados ao objeto em questão. (...) - MONTY ROBERTS - O homem que ouve cavalos – Bertrand Brasil/RJ/2001, p. 87.

QUEBRAR-SE (Ver TORNILLAZO)

- Diz-se do animal que, assustadiço ou PASSARINHEIRO, se joga, de inopino, para um dos lados, ante a presença de algo que não conhece ou faz muito barulho, traçando uma linha quebrada, o que, não raro, faz cair da sela o ginete.

QUEDA (Ver ACIDENTE DE TRABALHO, COLE PORTER e QUEDA DO DOMADOR)


- Domingo, 18/01/2004 - 21h24m

Galvão Bueno cai do cavalo e quebra o braço

SÃO PAULO - Neste sábado, Galvão Bueno sofreu uma fratura exposta no braço esquerdo quando cavalgava em sua fazenda, localizada na cidade de Londrina, no Paraná.

Galvão sofreu quatro fraturas no braço esquerdo e foi levado ara São Paulo, onde passou por uma cirurgia que durou quatro horas. O locutor, que teve que colocar placas e pinos no braço, está sob os cuidados da equipe do Dr. Moisés Coehn, no Hospital Albert Einstein, e passa bem.

Em virtude do ocorrido, Galvão ficará um período afastado de suas atividades. As informações são do site oficial do locutor.

http://esportenaglobo.globo.com

- Ação de Reparação de Danos por acidente no trabalho. Direito comum. Falta de Nexo Causal. Não caracteriza culpa do empregador fato estranho à relação de subordinação. Queda do cavalo em serviço estranho à relação laboral não caracteriza acidente do trabalho. (...) – TJ/RS – Apel. Cível nº 197163447 – 01/09/1998.

- PAULO MARKUN reporta-se a uma queda de Anita Garibaldi de seu cavalo, como resultado da qual seu filho Menotti teria nascido com uma cicatriz na fronte. - Anita Garibaldi/Uma heroína brasileira - Editora SENAC/SP/1999, p. 178.

- Responsabilidade civil. Morte de Menor. Limites de Indenização. 1. Devem indenizar pela morte de menor, que caiu do cavalo, tanto a Sociedade Hípica, que não controlava o ingresso de estranhos, quanto o proprietário do animal, cujo palafreneiro autorizou a cavalgada ou, no mínimo, não zelou pelos animais, ensejando o fato (CC, art. 1518, caput). (...) – TJ/RS – Apel. Cível nº 596179937 – Rel. Des. ARAKEN DE ASSIS – 05/12/1996.

- Lei Fed. nº 10.519, de 17/07/2002 – Art. 3º, inc. IV.

- Regulamento Nacional de Dressage, da Fed. Eq. Portuguesa, art. 447.

QUEDA DO DOMADOR (Ver QUEDA)

- Doma de animal. Queda do domador. Ação de indenização promovida contra o dono do animal., visando a reparação dos danos sofridos. Espécie em que não incide o disposto no art. 1527 do Código Civil. Inexistência de nexo causal entre a conduta do Réu e o evento danoso. Apelação provida para julgar improcedente a ação. (...) - TJ/RS – Apel. Cível nº 38214 – Rel. Des. OSCAR GOMES NUNES – 12/08/1981.

QUEIJO DE LEITE DE ÉGUA (Ver LEITE DE ÉGUA)

- Os antigos entendiam que era de grande valor nutritivo.


QUEIMADAS (Ver ALIMENTAÇÃO)

- O hábito dos moradores do Planalto Catarinense de renovar as pastagens valendo-se das queimadas, encontra antecedentes em outras paragens da Terra: Em 1792, o agrimensor Peter Fidler registrava a prática nas planícies de Alberta Meridional, segundo CHARLES A. MANN – 1491/Novas revelações das Américas antes de Colombo/Editora Objetiva Ltda-RJ-RJ/2005, p. 268: Queimando o mato velho, observou ele, essas queimadas produzem um alimento excelente para os cavalos e búfalos, etc..., na primavera e no verão seguintes.

QUEIXAS

- Ver Regulamento Nacional de Dressage, da Fed. Eq. Portuguesa, Anexo G, p. 74.

QUEIXINHO (Ver BOCAL e CARRINHEIRA)

- Embocadura rústica, de couro cru, que se usa para o primeiro desbaste de boca do eqüídeo ou muar - TOM MAIA e THERESA REGINA DE CAMARGO MAIA - O folclore das tropas, tropeiros e cargueiros no Vale do Paraíba – Min. Da Educação, FUNARTE e Universidade de Taubaté/SP/1981.

QUEIXO-DURO (Ver QUEIXUDO)

- (...) E quando o jegue empacava - porque, como todo jumento, ele era terrível de queixo-duro, e tanto tinha de orelhas quanto de preconceitos (...) - JOÃO GUIMARÃES ROSA – Sagarana/A hora e vez de Augusto Matraga - Liv. José Olympio Editora/RJ/1974, p. 362.

QUEIXUDO (Ver BOQUIDURO e QUEIXO-DURO)

- Diz-se do cavalo que não atende à embocadura, na hora que se quer pará-lo. Neste caso, costuma-se usar freio com caimbas compridas, espécie de alavancas que aumentam a pressão na boca e na barbela (corrente que vai por detrás do queixo)

- JOÃO GUIMARÃES ROSA refere-se à palavra: (...) Passava o dedo na boca aberta de outra azêmula, e já sabia: Barra com calo ...queixudo ...Aparta esse pra lá, que nem de graça que ele não serve pra mim não! (...)Sagarana/Corpo Fechado - Liv. José Olympio Editora /RJ/1974, p. 271.

QUERANDIS (Ver GUAICURUS)

QUERÊNCIA

- É a paragem onde o gado costuma pastar, da qual nunca se afasta ou à qual instintivamente volta - - Pe. CARLOS TESCHAUER – História do Rio Grande do Sul/Dos dois primeiros séculos - Edit. UNISINOS/São Leopoldo-RS/2002, Vol. II - pág. 257, nota de rodapé nº 15.

QUINEXATA

- Modalidade de aposta no turfe ...

QUITRIN (Ver SULQUE)

- Cuba: Carruagem de duas rodas.



3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.