Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Os conflitos dos judeus iranianos em Israel


O aumento das tensões entre Israel e Irã, está afetando a comunidade de judeus iranianos que vivem em Israel. Muitos deles mantêm parentes e fortes laços com sua terra natal, e estão preocupados com a possibilidade de uma guerra. Cerca de 250.000 pessoas de ascendência persa vivem em Israel, e a migração continua. Mas o Irã ainda tem a segunda maior comunidade de judeus no Oriente Médio, e as duas comunidades são próximas, diz Aaron Yacoubi, que tem muito orgulho de sua origem persa: costumamos falar com nossos parentes e viajar para lá. Os judeus iranianos viajam para Israel via Turquia, com documentos especiais da Embaixada de Israel e precisam entrar no país sem serem detectados pelas autoridades iranianas. Aaron conta que tem orgulho de sua ascendência persa, mas também é fiel ao Estado judeu. Mas ultimamente, diz ele, por causa da tensão com o Irã, ele se sente em conflito. Aaron ligou recentemente para seus primos no Irã e soube que eles querem vender sua casa, mas não podem, a moeda foi desvalorizada e tem dificuldades para enfrentar as despesas. Lágrimas rolam do seu rosto ao ouvir as notícias. Ele acha que algo deve ser feito para prejudicar o governo, mas não o povo iraniano. Esses sentimentos contraditórios estão presentes entre a comunidade judaica iraniana em Israel.
Programa da Rádio Israel atende chamadas de judeus iranianos
O iraniano Amir Menashe tem um programa em persa da Rádio Israel, um dos poucos fóruns para o discurso direto entre iranianos e israelenses. Ele diz que há cerca de uma dúzia de chamadas do Irã durante cada show que cobrem uma variedade de tópicos, mas as pessoas não falam seus nomes para evitar represálias no Irã. A maioria está preocupada., não quer outra guerra, não deseja ataques aos civis ou à infra-estrutura do país. Amir diz que todos em sua comunidade estão observando os acontecimentos. “A situação atual é tão fluida, é como xadrez – uma vez que você move uma das peças, o quadro todo muda”, conclui ele.
Peres: O povo iraniano não é nosso inimigo e não está sozinho, se escolher a liberdade e a paz
O Presidente Shimon Peres disse ontem ser necessária “uma combinação de discrição e coragem” para lidar com o Irã, em uma cerimônia comemorativa do 63º aniversário do Knesset (Parlamento israelense). O Prêmio Nobel de Paz 1994, disse que Teerã busca hegemonia regional, tem objetivos imperialistas e “constitui uma ameaça real a toda a humanidade”. Peres acrescentou que o problema é o regime iraniano e seu povo, que “deve saber que não vai estar sozinho Se escolher a liberdade e a paz.” “Nós não éramos inimigos e não há nenhuma razão pela qual devemos viver como tal”, continuou ele. Por outro lado, o presidente israelense falou sobre renovação do processo de paz com os palestinos. “Devemos responder à questão sobre que tipo de país queremos: um Estado judeu dentro de fronteiras seguras e reconhecidas, ao lado de um estado separado e independente da Palestina ou de um país sem fronteiras, que se tornará um Estado binacional “, Peres sugeriu.

via JTA, Jerusalém Post e BB Press

Fonte: PLETZ

Nenhum comentário: