A ideia de construir um carro leve está longe de ser inédita, mas uma equipe
de pesquisadores do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) acredita ter encontrado uma
nova fórmula. Trata-se de uma estrutura "em sanduíche", com as partes externa e
interna de alumínio e um núcleo de espuma de plástico de alto desempenho, para
aumentar a resistência.
"A 'estrutura sanduíche' é relativamente rara", comenta Michael Kriescher, do
grupo de pesquisa do DLR. "É utilizada em carros de corrida, geralmente em fibra
de carbono, mas não na produção em série."
Simplicidade e leveza
Enquanto a maior parte das carrocerias de automóveis consiste de 200 a 300
peças de metal, a estrutura concebida pela equipe alemã é relativamente simples,
compondo-se apenas de cerca de 50 peças. Sua manufatura, portanto, envolve um
número bem menor de máquinas e linhas de montagem menos complexas, afirma
Kriescher.
Unidade de teste de impacto no Centro Aeroespacial Alemão
"Acreditamos que os custos de investimento serão muito menores, devido ao
pequeno número de elementos e à forma relativamente simples", disse o engenheiro
à DW. Ele prevê ainda que, sobretudo dos mercados em desenvolvimento, os
fabricantes poderiam produzir as peças a preços competitivos, para lotes de
pequeno a médio volume.
Segundo Kriescher, o peso do próprio veículo é responsável por cerca de dois
terços do consumo de combustível nos automóveis. Assim a redução de peso foi um
dos alvos de sua equipe, ao desenvolver a nova carcaça ultraleve "em sanduíche",
que marca apenas 80 quilos na balança.
Um dos projetos propostos pelos engenheiros do DLR é um carro de dois
assentos, pesando um total de 500 quilos, e que poderia ser facilmente
convertido num veículo de cinco assentos para o mercado da Índia.
A equipe de pesquisadores já completou o modelo de cálculos e a estrutura em
CAD (desenho assistido por computador). Até o fim de 2012, eles pretendem ter
construído um protótipo, inclusive motor, e realizar um teste de impacto na
unidade de testes do próprio Centro Aeroespacial, em Stuttgart.
Autoria: John Blau (av)
Revisão: Roselaine Wandscheer
Fonte: DEUTSCHE WELLE
Nenhum comentário:
Postar um comentário