Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Polícia investiga desvio de dinheiro de igreja em Treze de Maio, no Sul de SC


Jovem apontado como suspeito teria acesso aos dados bancários de padres e também da instituição

A Polícia Civil de Treze de Maio investiga desvio de recursos da Igreja Católica do município. Um jovem de 22 anos teria usado dinheiro de padres e da Comissão de Assuntos Econômicos Pastorais (Caeps) para pagar contas particulares. Segundo o delegado Júlio César, a igreja está fazendo levantamento de prejuízos. A família do jovem também já estaria mobilizada para tentar devolver os valores.



— Ainda não há nenhuma evidência contra esse rapaz. Sabemos que houve o desvio dos recursos e os padres estão fazendo levantamento, pedindo extratos bancários e buscando microfilmagens dos cheques. O rapaz era de confiança da igreja, então tinha acesso às senhas e contas — explicou o delegado.

A apuração inicial já identificou que o desvio ocorria por movimentações pela Internet e cheques em branco.

— Os padres davam cheque em branco para ele comprar itens para Igreja. Mas ele usava os valores para outras coisas. Com isso os credores começaram a procurar a igreja — disse Júlio César.

Segundo o delegado, em um dos casos foi identificado um cheque que deveria ser usado para compra de vestes litúrgicas para uma capela, no valor de R$ 800. O cheque apareceu com o valor de R$ 17 mil, dinheiro que acabou descontado da conta da igreja. A polícia ainda tenta apurar o destino desse valor, mas já sabe que parte foi usada para pagar contas do jovem suspeito.

— Pelo que sabemos, o rapaz admitiu irregularidades e está arrependido. Os pais dele venderam uma moto e a família já está envolvida tentando devolver o dinheiro à igreja — concluiu o delegado — Com a devolução de parte do dinheiro a igreja poderá pelo menos pagar contas que estão no cartório. Vários títulos estão sendo protestados — explicou.

A Polícia Civil ainda aguarda o levantamento da Igreja para encaminhar o inquérito e o pedido de prisão do suspeito.


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: