Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 2 de abril de 2012

O julgamento de Jesus: a escolha


Aloisio Vilela Vasconcelos

No próximo 6 de abril, quem pertence  à civilização cristã relembra, com indescritível tristeza, uma das mais cruéis atrocidades praticadas contra um ser humano investido de divindade: a humilhante e dolorosa Paixão de Jesus Cristo. 
Sabe-se que Jesus foi vítima do mais abominável castigo aplicado pelo Império Romano porque, pertencendo ao grupo dos apocalípticos, pregava a rivalizante doutrina da presença do Reino de Deus, criticava abertamente o status quo, ou seja, os “palacianos” políticos e religiosos, desrespeitava a Torá, praticava a “comensalidade” com bons e maus, condenava a miséria e os que aceitavam o jugo romano, realizava feitos miraculosos inimitáveis, dizia que viera para nos redimir do pecado e, finalmente, afirmava ser o Filho de Deus. 
Isto somado ao “ataque ao Templo” na época da Páscoa em que bastava uma microscópica fagulha para que o sentimento de libertação dos judeus explodisse, pois lembravam o milagroso êxodo do Egito, o tornou persona non grata, tanto aos olhos dos chefes religiosos israelitas quanto aos das autoridades políticas e militares romanas. 
A partir daí, não mais interessava se ele era um Rabi, Amen, Messiasou Mar. Tinham de escolher entre ele e a paz, pois se a multidão se rebelasse seria esmagada sem piedade pelas temíveis legiões romanas, e as relações entre a cúpula judaica e o Império ficariam para sempre estruturalmente abaladas. Portanto, devia ser eliminado, uma vez que representava uma séria ameaça. 
Enquanto orava no Monte das Oliveiras com tanta angústia que chegou a suar sangue, pedindo, em vão, ao Pai que o livrasse do que estava por sofrer e seus fiéis apóstolos dormiam bêbados devido à quantidade de vinho consumida durante a Última Ceia, foi “traído”.  
Preso, interrogado e flagelado, foi condenado à pior das penas. Como se encontrava em estado de total exaustão física, determinaram que alguém que não fazia parte de seu grupo carregasse não a cruz mas o patibulum até o local de sua crucificação.  
Crucificado, um pouco antes de morrer, teve a certeza de que não tinha sido abandonado apenas pelos homens, mas também por Deus, ao gritar desesperadamente: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?". 
Deus o abandonou, porque Jesus havia esquecido o que ele próprio dissera em João 13,16: “O servo não é maior que seu senhor...”. 
Na época, o servo era ele, Jesus, e o senhor o Império Romano.

Aloisio Vilela Vasconcelos é professor da Universidade Federal de Alagoas

Fonte: JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário: