Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Considere, quando for julgar alguém, virtudes e defeitos

Nenhum ser humano é tão bom a ponto de ser irrepreensível, nem tão mau a ponto de não valer nada (Provérbio nórdico, citado por OLIVER THOMSON - in A assustadora história da maldade - p. 271).


Tal provérbio se aplica ao delegado Cláudio Monteiro, recentemente destituído do comando da DEIC, como a nosoutros. 

Achei que vinha ganhando muita projeção e que despertaria inveja e cheguei a comentar o fato com minha mulher, depois da desastrada (embora realista, porque, com certos bandidos, não há opção, senão matar para não morrer) declaração que fez na última entrevista que assistimos. 

De outro vértice, é fácil falar em direitos humanos, quando as nossas tripas que estão na reta do chumbo grosso que advém das armas letais dos oponentes.

Os bandidos, ao seu turno, devem estar exultantes, com a "punição" aplicada ao Cláudio (por ter aparecido e falado demais) e nós só podemos lamentar o ocorrido.

Todos somos falíveis, inclusive o meu amigo Roberto Salum, o Secretário de Segurança, o César Valente (vejam notícia no blog dele chamado "De olho na capital"), etc.... 

Penso que o delegado Cláudio, que se excedeu, vinha fazendo um belo trabalho, não precisava ser desprestigiado. Se o chamassem à razão e pedissem mais discreção, poderiam mantê-lo no cargo. 

É inegável que a divulgação dos feitos da Polícia Civil e Militar, no combate à criminalidade, ajuda a conter os ímpetos dos meliantes e a fazê-los pensar melhor antes de migrarem para cá.

Assim, penso que foi usado excesso de rigor pela cúpula da Secretaria e da Civil contra o competente  profissional e a sociedade catarinense irá lamentar a atitude de quem o descredenciou, embora ninguém seja insubvstituível.

Melhor tolerar e tentar corrigir os excessos de um laborioso policial, do que correr o risco de enfrentar os abusos  e o deboche de criminosos impiedosos, que aterrorisam a população.  

Levante a cabeça, Cláudio e não abandone os seus elevados ideais: é sabido que você é um dos que possuem mais virtudes que defeitos...

Quanto aos seus detratores, deveriam mirar-se num  espelho e fazer uma autocrítica. A se apurar, para valer, o emprego de diárias em toda a administração pública, direta e indireta, muita gente cairia. 
O Ministério Público que experimente investigar, no interesse coletivo, só para ver o resultado.

Está lançado o repto!



-=-=-=-=

Delegado Cláudio Monteiro é exonerado do cargo de diretor da Deic em SC

Ele será substituído por Akira Sato, transferido de Joinville


Delegado Cláudio Monteiro é exonerado do cargo de diretor da Deic em SC Julio Cavalheiro/Agencia RBS
Monteiro pode ter sido exonerado depois de declaração polêmica Foto: Julio Cavalheiro / Agencia RBS
O delegado Cláudio Monteiro, conhecido por comandar grandes operações policiais, não responde mais pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). A informação começou a circular nas redes socias nesta quinta-feira e foi confirmada no início da tarde pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo a assessoria da Secretaria, o afastamento de Monteiro é para que ele possa se defender em uma sindicância instaurada recentemente para apurar questões administrativas.

Nenhum detalhe foi esclarecido, mas pode ter relação direta com as declarações do delegado durante esta semana ao se referir aos ataques a caixas eletrônicos em todo o Estado.

Na terça-feira, em entrevista coletiva após a prisão de assaltantes a caixas eletrônicos, ele deu uma declaração contundente:

—  Se vierem para SC, podem ter certeza: vão ser presos ou mortos. Porque se vier para o confronto, nós vamos matar. — afirmou.

Segundo o Delegado-Geral da Polícia Civil Aldo D'Ávila, ainda é cedo para fazer qualquer pré-julgamento sobre a conduta de Cláudio Monteiro. Ele atuou durante aproximadamente uma década na Deic, principalmente na Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE).

Na próxima segunda-feira, uma reunião entre Monteiro e D'Ávila deve ocorrer para determinar o futuro do ex-chefe da Deic. Lotado em Balneário Camboriú, uma chance é de que ele retorne para o local de onde saiu para assumir a Deic. Outra possibilidade é que faça um requerimento para gozar férias e licenças-prêmio acumuladas.


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: