Um artigo publicado no site O Galileo e assinado Mauricio Zágari, aponta que muitos fieis têm deixado suas denominações decepcionados.
A Igreja Evangélica brasileira está cansada. E é um cansaço que vem
provocando mudanças fortes de paradigmas com relação aos modelos
eclesiásticos tradicionais. Ele afeta milhões de pessoas que se cansaram
de promessas que não se cumprem, práticas bizarras impostas de cima
para baixo, estruturas hierárquicas que julgam imperfeitas ou do mau
exemplo e do desamor de líderes ou outros membros de suas congregações.
Dessa exaustão brotou um movimento que a cada dia se torna maior e mais
visível: o de cristãos que abandonam o convívio das igrejas locais e
decidem exercer sua religiosidade em modelos alternativos – ou, então,
simplesmente rejeitam qualquer estrutura congregacional e passam a viver
um relacionamento solitário com Deus. O termo ainda não existe no
vernáculo, mas eles bem que poderiam ser chamados de desigrejados.
No cerne desse fenômeno está um sentimento-chave: decepção. Em geral,
aqueles que abandonam os formatos tradicionais ou que se exilam da
convivência eclesiástica tomam tal decisão movidos por um sentimento de
decepção com algo ou alguém. Muitos se protegem atrás da segurança dos
computadores, em relacionamentos virtuais com sacerdotes, conselheiros
ou simples irmãos na fé que se tornam companheiros de jornada. Há ainda
os que se decepcionam com o modelo institucional e o abandonam não por
razões pessoais, mas ideológicas. Outros fogem de estruturas
hierárquicas que promovam a submissão a autoridades e buscam relações
descentralizadas, realizando cultos em casa ou em espaços alternativos.
A percepção de que as decepções estão no coração do problema levou o
professor e pastor Paulo Romeiro a escrever Decepcionados com a graça
(Mundo Cristão), livro onde avalia algumas causas desse êxodo. Embora
tenha usado como objeto de estudo uma denominação específica – a Igreja
Internacional da Graça de Deus –, a avaliação abrange um momento
delicado de todo o segmento evangélico. Para ele, o epicentro está na
forma de agir das igrejas, sobretudo as neopentecostais. “A linguagem
dessas igrejas é dirigida pelo marketing, que sabe que cliente
satisfeito volta. Por isso, muitas estão regendo suas práticas pelo
mercado e buscam satisfazer o cliente”. Romeiro, que é docente de
pós-graduação no Programa de Ciências da Religião da Universidade
Mackenzie e pastor da Igreja Cristã da Trindade, em São Paulo, observa
que essas igrejas não apresentam projetos de longo prazo. “Não se trata
da morte, não se fala em escatologia; o negócio é aqui e agora, é o
imediatismo”. Segundo o estudioso, a membresia dessas comunidades é, em
grande parte, formada por gente desesperada, que busca ajuda rápida para
situações urgentes – uma doença, o desemprego, o filho drogado. “O
problema é que essa busca gera uma multidão de desiludidos, pessoas que
fizeram o sacrifício proposto pela igreja mas viram que nada do
prometido lhes aconteceu.” Se a mentalidade de clientela provocou um
efeito colateral severo, a ética de mercado faz com que os fiéis passem a
rejeitar vínculos fortes com uma única igreja local, como aponta tese
acadêmica elaborada por Ricardo Bitun. Pastor da Igreja Manaim e doutor
em sociologia, ele usa um termo para designar esse tipo de religioso: é o
mochileiro da fé. “Percebemos pelas nossas pesquisas que muitas igrejas
possuem um corpo de fiéis flutuantes. Eles estão sempre de passagem;
são errantes, andam de um lugar para outro em busca das melhores
opções”, explica. Essa multiplicação das ofertas religiosas teria
provocado um esvaziamento do senso de pertencimento, com a formação de
laços cada vez mais temporários e frágeis – ao contrário do que
normalmente ocorria até um passado recente, quando era comum que as
famílias permanecessem ligadas a uma instituição religiosa por gerações.
Para Bitun, a origem desse comportamento é a falta de um compromisso
mútuo, tanto do fiel para com a denominação e seus credos quanto dessa
denominação para com o fiel. O descompromisso nas relações, um traço de
nosso tempo, impede que raízes de compromisso – não só com a igreja, mas
também em relação a Deus – sejam firmadas. “Enquanto está numa
determinada igreja, o indivíduo atua intensamente; porém, não tendo mais
nada que lhes interesse ali, rapidamente se desloca para outra, sem
qualquer constrangimento, em busca de uma nova aventura da fé”,
constata.
Modelo desgastado – O desprestígio do modelo tradicional de igreja,
aquele onde há uma liderança com legitimidade espiritual perante os
membros, numa relação hierárquica, já não satisfaz uma parcela cada vez
maior de crentes. “As decepções ocorrem tanto por causa de líderes
quanto de outros crentes”, aponta o pastor Valdemar Figueiredo Filho, da
Igreja Batista Central em Niterói (RJ). Para ele, um fator-chave que
provoca a multiplicação dos desigrejados é a frustração
em relação a práticas e doutrinas. “Nesses casos, geralmente quem se
decepciona é quem se envolve muito, quem participa ativamente da vida
em igreja”. Com formação sociológica, o religioso diz
que o fenômeno não se restringe à esfera religiosa, já que todo tipo de
tradição tem sido questionada pela sociedade. “Há uma tendência ampla de
se confrontar as instituições de modo geral”, diz Valdemar, que é autor
do livro Liturgia da espiritualidade popular evangélica (Publit).
O jovem Pércio Faria Rios, de 18 anos, parece sintetizar esse tipo de sentimento em sua fala. Criado numa igreja
tradicional – ele é descendente de uma linhagem de crentes batistas –,
Pércio hoje só freqüenta cultos esporadicamente. “Sinto-me muito melhor
do lado de fora”, admite. “Estou cansado da igreja e da
religião”. A exemplo da maioria das pessoas que pensam como ele, o
rapaz não abriu mão da fé em Jesus – apenas não quer estar ligado ao que
chama de “igreja com i minúsculo”, a institucional,
que considera morta. “Reconheço o senhorio de Cristo sobre a minha vida e
sou dependente da sua graça”, afirma. E qual seria a Igreja com i
maiúsculo, em sua opinião? “O Corpo de Cristo, que continua viva, e bem
viva, no coração de cada cristão.”
Boa parte dos desigrejados encontra no território
livre da internet o espaço ideal para exposição de seus pontos de vista.
É o caso de uma mulher de 42 anos que vive em Cotia (SP) e assina suas
mensagens e posts com o inusitado pseudônimo de Loba Muito Cruel. À
reportagem de CRISTIANISMO HOJE, ela garante que é uma ovelha de Jesus,
mas conta que durante muito tempo foi incompreendida e rejeitada pela igreja.
“Desde os nove anos, estive dentro de uma denominação cheia de dogmas e
regras rígidas, acusadora e extremamente castradora”. Na juventude,
afastou-se do Evangelho, mas o pior, diz ela, veio depois. “Retornei ao
convívio dos irmãos tatuada e cheia de vícios, e ao invés de ser
acolhida, não senti receptividade alguma por parte da igreja, o que acabou me afastando mais ainda dela. Percebi o quanto os crentes discriminam as pessoas”, queixa-se.
Loba conta que, a partir dali, começou uma peregrinação por várias igrejas.
Não sentiu-se bem em nenhuma. “Percebi que nenhum dos líderes vivia o
que pregava. Isso foi um balde de água fria na minha fé”, relata. Hoje,
ela prefere uma expressão de fé mais informal, e considera possível
tanto a vida cristã como o engajamento no Reino de Deus fora da igreja
– “Desde que haja comunhão com outros irmãos de fé, que se reúnam em
oração e para compartilhar a Palavra, evangelizar e atuar na
comunidade”, enumera.
Igreja virtual – Gente comoPércio e Loba
compartilham algo em comum, além da busca por uma espiritualidade em
moldes heterodoxos: são ativos no ambiente virtual, seja por meio de
blogs ou através de ferramentas como o twitter e outras redes sociais. É
cada vez maior a afluência de pessoas das mais diversas origens
denominacionais à internet, em busca de comunhão, instrução e
edificação. O pastor Leonardo Gonçalves lidera a Iglesia Bautista
Misionera em Piura, no Peru. Mestre em teologia, edita o blog Púlpito cristão. “Quando comecei esse trabalho, passei a conhecer muitas pessoas que estavam insatisfeitas com os rumos que o evangelicalismo brasileiro
estava tomando”, revela. “Neste processo, alguns começaram a ver o blog
como uma alternativa à Igreja, ou até mesmo como umaigreja
virtual”. Leonardo lida com esse tipo de público diariamente no blog.
“Geralmente, são pessoas extremamente ressentidas. Consideram-se vítimas
de líderes abusivos e autoritários e relatam que tiveram sua autonomia
violada e a identidade quase banida em nome de uma mentalidade de
rebanho que não refletia os ideais de Cristo.”
Outro que considera natural essa migração em busca de uma comunhão cristã que prescinde da igreja
tradicional é o marqueteiro e teólogo presbiteriano Danilo Fernandes,
editor do blog e da newsletter Genizah Virtual. Voltado à apologética,
seu trabalho tem causado polêmicas e enfrentado resistências, inclusive
de líderes eclesiásticos. “Pessoas cansadas de suas igrejas
estão buscando pregadores com boas palavras, o que as leva à internet”.
Para ele, buscar comunhão virtual em chats e outras mídias sociais é
uma tendência. “A massa está desconfiada por traumas do passado; é gente
machucada, marcada, ferida, gente que viu seus ídolos caírem”, conclui.
Ele mesmo tem atendido diversas pessoas que o procuram para desabafar
ou pedir conselhos.
Um resultado dessa busca por comunhão no ambiente virtual é o
surgimento de grupos como o Clube das Mulheres Autênticas (CMA). Nascido
de uma brincadeira entre mulheres cristãs que se conhecem apenas
virtualmente, o grupo tem como lema “Liberdade de ser quem realmente se
é”. A bacharel em direito Roberta Oliveira Lima, de 31 anos, é uma das
integrantes. Ex-membro da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte
(MG), ela afastou-se de muitas das práticas ensinadas no modelo
congregacional e se diz em busca de uma igreja “sem excessos”. Ela se define como “uma pessoa desigrejada, mas não desviada dos princípios do Evangelho”. Segundo Roberta, o CMA supre carências que a igreja local já não preenchia mais. “Nosso espaço tem sido um local de refúgio, acolhimento e alegrias”, relata.
Ela garante que, até o momento, o grupo não sentiu falta de uma
figura sacerdotal. “Aquilo que nos propomos a buscar não requer tal
figura”, alega. “Pelo contrário, temos entre nós alguns feridos da
religião e abusados por figuras sacerdotais clássicas. O nosso objetivo
maior é compartilhar a vida e o Evangelho que permeia todos os
centímetros de nossa existência”, descreve, ressaltando que, para isso,
não é necessário adotar uma postura proselitista. “Mas nosso objetivo
jamais será o de substituir a igreja local”, enfatiza.
“Galho seco” – “Falta de acolhimento pela
comunidade, o desgaste provocado pelo estilo centralizador e carismático
de liderança e frustração com as ênfases doutrinárias contribuem para
esse fenômeno”, concorda o pastor Alderi Matos, professor de teologia
histórica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, em São
Paulo. Mas ele destaca outro fator que empurra as pessoas pela porta
de saída dos templos: “É quando uma igreja e seus líderes se envolvem em escândalos morais e outros”.
A paraibana C., de 37 anos, é um exemplo de gente que fez esse penoso
percurso. Ela relata uma história de abusos e falta de princípios
bíblicos na congregação presbiteriana de que foi membro por mais de
quinze anos, culminando com um caso de violência doméstica de que foi
vítima – sendo que o agressor, seu marido, era pastor. “Havia perdido
completamente a alegria de viver, ao me deparar com uma realidade bem
distante daquela que o Evangelho propõe como projeto para a vida”. C.
fala que conviveu em um ambiente religioso adoecido pela ausência do
amor de Cristo entre as pessoas: “Contendas sem fim, maledicência
impiedosa e muitos litígios entre pessoas que se diziam irmãs”.
Este ano, C. pediu o divórcio do marido e tem frequentado um grupo alternativo decristãos.
“Rompi com a religião. Hoje, liberta disso, tudo o que eu desejo é
Jesus, é viver em leveza e simplicidade a alegria das boas novas do
Evangelho”. Ela explica que, nesse grupo, encontrou pessoas que
vivenciaram experiências igualmente traumáticas com a religião e
chegaram com muitas dores de alma, precisando ser acolhidas e amadas.
“Temos nos ajudado e temos sido restaurados pouco a pouco. No âmbito do
grupo, um ambiente de confiança foi formado, de modo que compartilhar é
algo que acontece naturalmente e com segurança.”
“As pessoas anseiam por ver integridade na liderança. Quando o
discurso não casa com a prática, o indivíduo reconhece a hipocrisia e se
afasta”, avalia o bispo primaz da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida
(ICNV), Walter McAlister. Para ele, se os modelos falidos de igrejas
que não buscam o senso de comunhão e discipulado – como os que denuncia
em seu livro O fim de uma era (Anno Domini) – não mudarem, o êxodo dos
decepcionados vai aumentar. Apesar de compreender os motivos que levam
as pessoas a abandonarem a experiência congregacional, o bispo é
enfático: “Nossa identidade cristã depende da coletividade e, portanto,
de um compromisso com uma família de fé. Sem isso, a pessoa não cresce
nas virtudes cristãs e deixa de viver verdadeiramente a sua fé. Como um
galho solto, seca e morre”.
“O fenômeno dos desigrejados é péssimo. Somos um
corpo, nunca vi orelhas andando sozinhas por ai”, diz Paulo Romeiro. O
pastor Alderi, que também é historiador, recorre à tradição cristã para
defender a importância da igreja na vida cristã. “Da
maneira como a fé cristã é descrita no Novo Testamento, ela apresenta
uma feição essencialmente coletiva, comunitária. A lealdade
denominacional é importante para os indivíduos e para as igrejas. Quem não tem laços firmes com um grupo de irmãos provavelmente também terá a mesma dificuldade em relação a Deus”, sentencia.
Sinais do Reino – Dentro dessa linha de pensamento, é
possível até mesmo encontrar quem fez uma jornada às avessas, ou seja,
da informalidade religiosa para o pertencimento denominacional.
Responsável pelo blog Lion of Zion, Marco Antonio da Silva, de 31 anos, é
membro da Comunidade da Aliança, ligada à Igreja Presbiteriana do
Brasil, em Recife (PE). Ele afirma que redescobriu sua fé na igrejainstitucional.
“Para alguns militantes virtuais mais radicais, isso seria uma heresia,
mas tenho uma família com necessidades que uma igreja local pode suprir – e a congregação da qual faço parte supre essa lacuna muito bem”, afirma.
“Existe desgaste, autoritarismo e inoperância em todos os lugares
onde o homem está”, reconhece o pastor e missionário Nelson Bomilcar.
Ele prepara um livro sobre o tema, baseado nas próprias observações do
segmento evangélico a partir de suas andanças pelo país. “Podemos ficar
cansados e desencorajados, mas temos que perseverar e continuar amando e
servindo a Igreja pela qual Jesus morreu e ressuscitou”. Como músico e
integrante do Instituto Ser Adorador, Bomilcar constantemente percorre
congregações das mais variadas confissões denominacionais – além de ser
ligado a seis igrejas locais, ele congrega na Igreja
Batista da Água Branca, em São Paulo. “Continuo acreditando na Igreja do
Senhor. Estou na Igreja porque fui colocado nela pelo Espírito Santo. É
possível viver o Evangelho na comunidade, apesar de todas as suas
ambiguidades, para balizarmos aqui e ali sinais do Reino de Deus. Tenho
sido testemunha disso”.
Mauricio Zágari
Fonte: O Galileo c/ Jornal Mundo Gospel
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