Corpo do ex-presidente Salvador Allende será exumado no Chile
DA ANSA, EM SANTIAGO DO CHILE
O juiz chileno Mario Carroza decretou nesta sexta-feira a exumação dos restos mortais do ex-presidente Salvador Allende para a realização de uma nova autópsia para tentar identificar as causas reais de sua morte, em 1973.
France Presse/Arquivo da década de 1970
Imagem de arquivo mostra o ex-presidente do Chile Salvador Allende ainda na década de 1970, antes de morrer em 1973
A exumação tinha sido cogitada em janeiro deste ano quando a Justiça do Chile anunciou que, pela primeira vez, investigaria as circunstâncias da morte de Allende.
Sua filha, a senadora Isabel Allende, chegou a declarar, na ocasião, que esperava que o Estado se empenhasse na apuração dos fatos que levaram "à pior ditadura que já sofreram os chilenos".
A exumação será realizada na segunda quinzena de maio com a participação de equipes do Serviço Médico Legal.
Na última terça-feira, Carroza recebeu familiares do ex-presidente, acompanhados pela advogada de direitos humanos, Pamela Pereira, para fazer constar que eles estão de acordo com a realização da autópsia.
A versão oficial da morte do ex-mandatário aponta que Allende se suicidou em 11 de setembro de 1973, depois da sede presidencial, o Palácio La Moneda, ter sido invadida por tropas golpistas lideradas pelo ex-ditador Augusto Pinochet.
Fonte: FOLHA DE SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário