Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Coleção destaca crenças e templos do Brasil no próximo domingo

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO 

Primeiro havia apenas as religiões indígenas. Com a chegada dos portugueses, difundiu-se fortemente o catolicismo, ainda hoje predominante no Brasil.
Nos séculos seguintes, também chegaram ao país as crenças de origem africana e, mais à frente, imigrantes trouxeram o judaísmo e o budismo, entre outras.
Assim como o povo brasileiro é diverso em suas origens, cores e etnias, ele é também plural na religiosidade.
É dedicado às mais diferentes manifestações de fé dos brasileiros o quinto volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, "Crenças e Templos", nas bancas no próximo domingo, dia 19.

Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), em fotografia tirada por Marc Ferrez (1843-1923) no fim do século 19
Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto (MG), foto tirada por Marc Ferrez (1843-1923) no fim do século 19

O livro, que reúne importantes imagens feitas entre 1860 e 1960, é dividido em quatro partes temáticas: "Cristianismo", "Rituais de Origem Africana", "Outras Religiões" e "Templos".
Cada uma delas traz fotografias de grandes nomes como Vincenzo Pastore, (1865-1918), Marcel Gautherot (1910-1996), Pierre Verger (1902-1996), Guilherme Gaensly (1843-1928) e Marc Ferrez (1843-1923).
A coleção, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes feitas no país entre 1840 e 1960, traz 20 volumes organizados de forma temática.
A série, que procura mostrar grandes acontecimentos e cenas do cotidiano, é um registro ilustrado da história do país --uma história da sociedade, do cotidiano, da economia e da política, contada por intermédio da fotografia.
As cenas foram captadas com maestria pelas lentes de fotógrafos renomados e anônimos que entraram para a história como testemunhas oculares e protagonistas da consolidação da fotografia como arte no Brasil.
As cerca de 900 imagens que compõem a coleção fazem parte dos principais acervos do país, como o Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Fundação Pierre Verger, o Museu Paulista da USP e a Biblioteca Nacional.

Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário: