Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 15 de abril de 2012

Alexina, a militante que conviveu com Fidel, Che e Mao Tsé-Tung


Ex-mulher de Julião, ela sempre esteve à esquerda do líder das Ligas Camponesas


RECIFE - Ignorada pelos livros sobre a história recente do país, Alexina Lins Crespo de Paula não foi uma militante de esquerda comum. Ela praticamente respondia pelas relações internacionais das Ligas Camponesas, um dos movimentos sociais mais expressivos do Brasil e que agitou o Nordeste do final dos anos 1950 a meados de 1960. No período anterior ao golpe de 1964, chegou a negociar a entrada de armas no país e a manter entendimentos com líderes como Fidel Castro e Mao Tsé-Tung, por achar que a guerrilha era a melhor forma de realizar a reforma agrária em terras então dominadas econômica e politicamente pelos usineiros, que mantinham seus lavradores em regime de semiescravidão.
Aos 85 anos e ainda lúcida — apesar de um acidente vascular cerebral recente —, Alexina teve uma adolescência igual às das meninas burguesas de sua geração. Foi criada para casar, estudou em colégio religioso, e o pai não era ligado em política. Mas a avó e a mãe eram fãs do líder comunista Luiz Carlos Prestes. Em 1943, casou-se com o advogado Francisco Julião, que seria o fundador das Ligas Camponesas e um dos homens mais temidos pelas forças conservadoras de então. Tido como um demônio pelo regime militar implantado no Brasil em 1964, o ex-deputado estava à direita de Alexina.
— Quando casei, lia documentos sobre União Soviética, Cuba, China. Francisco começou a trabalhar nesse sentido. Achei que estava certo. Só divergia porque ele achava que (a revolução) tinha que ser pela via pacífica e eu, pela luta armada, na lei ou na marra — afirma ela no documentário “Alexina - Memórias de um exílio”, lançado na última segunda-feira. O filme foi rodado em Recife e em Cuba, e foi dirigido pelos pernambucanos Stella Maris e Cláudio Bezerra, professores da Universidade Católica de Pernambuco.
— Infelizmente, a História é injusta ou omissa com as mulheres. E Alexina não é exceção — afirmou Stella, principal responsável pelo resgate da saga da militante que, em 1962, deixou em Cuba os quatro filhos para estudarem. Queria dedicar-se integralmente ao trabalho das Ligas. Enfrentou muito preconceito por conta da atitude:
— Isso causou muita estranheza na família. Eram comentários desagradáveis. Mas eu tinha que voltar para o Brasil e reforçar o braço armado das Ligas, lembra Alexina, que também recorda de uma promessa de Fidel:
— Pode enviar (os filhos), que vou cuidar deles como se fossem meus.
A militante chegou a conviver também com Che Guevara. A lembrança que guarda dos dois líderes cubanos é de um Fidel falante e de um Che calado e fechadão. No documentário, ela também conta um encontro que teve com Mao, na China.
—Tomava chá com ele, quando me perguntou que material tínhamos de armas. Dissemos que não o suficiente para a guerrilha. Mas não posso falar muito se não me prendem — desconversa, no filme. Alexina estava em Cuba em 1964, para o casamento da filha Anatailde, quando o golpe aconteceu. Já era separada de Julião, com quem viveu por 20 anos. Ela pretendia retornar ao Brasil. Mas Fidel não deixou. Achava que morreria se voltasse.
No filme, ela relata episódios inacreditáveis em sua atuação como voluntária da Revolução de uma Cuba bélica, que acabara de derrotar os Estados Unidos. Alguns são até hilários.
— Plantei café, costurei sacos de açúcar e fiz guarda de noite. Morávamos perto da casa do Che. Eu fazia a ronda, mas não tinha arma e usava um cabo de vassoura. Peguei em arma só para treinar, mas não para fazer guarda — relata.
Recorda o reforço ideológico pelo qual passavam visitantes em Havana:
— Você sai de Cuba para matar e esfolar americano e o imperalismo. O contato com Che e Fidel vai dando reforço ao idealismo da gente, é fantástico — afirma, como se o passado ainda fosse presente.
* Esta reportagem foi publicada no vespertino para tablet “O Globo a mais”


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário: