Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

A anencefalia dos fanáticos

José de Souza Barbosa Junior, no Crer também é pensar*
Há cerca de duas semanas, um fato estarrecedor aconteceu em nossa cidade, merecendo apenas poucas páginas em nossos jornais. Creio que esse fato deveria gerar uma reação bem maior do que apenas umas poucas linhas jornalísticas. Era um fato para reunir em protestos grupos de direitos humanos, ativistas políticos, estudantes de medicina, etc…
Refiro-me à morte de um bebê aos 7 minutos de vida, por anencefalia (má formação que gera cérebro rudimentar e sem calota craniana) , fruto da desgraça imposta a duas vidas inocentes: a criança, chamada ironicamente de Maria Vida, e a mãe, uma menor conhecida apenas por suas iniciais G.O.C.
G.O.C., depois de descobrir a deficiência de seu bebê, o que resultaria em sua morte logo após o nascimento optou por abortar, tendo em vista que a anencefalia torna impossível a chance de vida em circunstâncias normais. Ao tornar pública sua decisão, G.O.C. foi levada à justiça para que recuasse da decisão tomada. Por pressão de órgãos de defesa da vida e da Igreja, G.O.C. foi levada a abdicar de sua decisão, mesmo sabendo o que acarretaria sua escolha.
O fanatismo religioso mais uma vez se fez presente. Aliás se analisarmos a história da humanidade, grandes catástrofes foram causadas por aqueles que se julgam representantes de Deus na Terra. Para os fanáticos não existem possibilidades, existem certezas. Como diria Oswaldo Montenegro em um de seus shows gravados ao vivo: “Nunca vi um imbecil hesitar!” Os loucos e fanáticos têm sempre certeza. Sartre já dizia que “a dúvida é o preço da pureza”.
Infelizmente somos obrigados a assistir barbáries como essa que vimos em nossa cidade simplesmente pelo bel prazer de fanáticos que, em nome de Deus, se sobrepõem à dignidade humana e ao verdadeiro direito à vida. Sim, o verdadeiro direito à vida quem deveria ter era a mãe que, sabendo da impossibilidade de vida de sua filha, havia decidido interromper a gravidez para não haver mais sofrimentos, nem dela e nem da criança. Não teve direitos… foi obrigada por pessoas que nem sequer a conheciam a levar até o fim o velório silente de sua filha em seu ventre… criança destinada à morte, mãe predestinada ao sofrimento… homens tolos que se sentem donos da vida… e da morte.
Até quando seremos reféns dos homens-deuses que se julgam no direito de mandarem nas vidas alheias? Até quando o fanatismo religioso continuará a comandar atrocidades em nome daquele que certamente condenaria tudo isso? Até quando nos veremos presos à vontade imperiosa de organizações que deveriam se importar com outras coisas? O fanatismo religioso é, sem dúvida alguma, uma das maiores pragas da humanidade.
A falta de equilíbrio no relacionamento com o divino leva homens e mulheres à loucura, e o pior, julgando-se donos da razão. Em nome de Deus muçulmanos radicais explodem torres, trens e vidas. Em nome de Deus católicos e protestantes se matam na Irlanda. Em nome de Deus o clero já levou milhares às fogueiras “santas” da inquisição católica. Em nome de Deus o protestante Bush arrasou o Iraque. Em nome de Deus protestantes mataram católicos que não aceitaram sua reforma no século XVI. Em nome de Deus… Em nome de Deus…
Diante de tudo… só nos resta implorar sem fanatismo:
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo… tende piedade de nós!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo… dá-nos a paz!
Amém!
*texto publicado originalmente em 2004
foto: Vigília de grupo de religiosos em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (Sérgio Lima/Folhapress)

Fonte: PAVABLOG

Nenhum comentário: