Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 8 de abril de 2012

Carro armadilhado explode junto a igreja da Nigéria

Governo reforçou segurança por temer ataques dos islamistas do Boko Haram
No Natal passado, dezenas de pessoas morreram num ataque do Boko Haram na capital Abuja  
No Natal passado, dezenas de pessoas morreram num ataque do Boko Haram na capital Abuja (Afolabe Sotunde/Reuters)
A explosão de um carro armadilhado nas imediações de uma igreja onde se celebrava a missa da Páscoa fez pelo menos 18 mortos na cidade de Kaduna, no Norte da Nigéria, onde o Governo tinha reforçado a segurança por temer ataques do grupo islamista Boko Haram.

O atentado ainda não foi reivindicado, mas os islamistas são os principais suspeitos. O Boko Haram declarou guerra à Igreja Católica e ao Governo da Nigéria, e por várias vezes atacou templos religiosos em dias feriados. No último Natal, 37 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas num atentado a uma igreja durante a missa.

Segundo relatou a Reuters, o alvo do ataque desta manhã foi uma igreja e assembleia cristã de Kaduna, que estavam sob protecção policial. “Um bombista suicida dirigiu-se para lá de automóvel, mas foi afastado pela polícia. Pouco depois de inverter a marcha, a bomba detonou, matando o motorista e alguns motociclistas”, contou Tony Udo, um residente que assistiu à explosão.

O Governo nigeriano destacou um forte contingente do exército para a cidade de Maiduguri, onde o Boko Haram estabeleceu a sua sede. Também Kano, a segunda maior cidade do país e onde 186 morreram em Janeiro num ataque coordenado do Boko Haram, foi inundada com polícias e militares.

Fonte: PUBLICO (Pt)

Nenhum comentário: