Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 21 de abril de 2012

Objetos retirados das ruas retratam em museu a segregação racial nos EUA


Com o objetivo de reunir e expor “objetos de intolerância para promover a justiça social”, será inaugurado no próximo dia 26 de abril, em Michigan, centro-oeste dos EUA, o Museu Jim Crow de Recordações Racistas.Trata-se de uma coleção de pôsteres, placas e até mesmo brinquedos que mostram, de forma chocante, a segregação racial no país.

Com nove mil peças, a exposição abrange itens que foram produzidos até mesmo durante a campanha do então candidato presidencial Barack Obama. Outro objetivo dessa exposição é “tornar-se líder no ativismo social e na discussão das relações de raça”.
Seu curador e idealizador, o professor de sociologia David Pilgrim. Afro-descendente, começou a recolher os itens enquanto ainda era um adolescente. Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, ele faz questão de ressaltar que seu projeto não representa uma apologia ao racismo, mas, pelo contrário, uma tentativa de “conscientização”. No site oficial da instituição, ele lembra que há três décadas “coleta itens que difamam africanos e seus descendentes norte-americanos” e se descreve como “um colecionador de lixo”.
Placas obtidas em lojas e veículos do antigo sistema de transporte público norte-americano trazem orientações sobre os locais em que negros poderiam ou não estar. No slogan de uma empresa da época, lê-se: “Nosso negócio é preto, mas nós tratamos você como branco”.
Com investimento avaliado no equivalente a quase quatro milhões de reais, o Museu Jim Crow é administrado pela Universidade Estadual Ferris e pretende desenhar a trajetória da “experiência afro-americana nos EUA” dos momentos que precederam a escravidão à ascensão dos movimentos de defesa dos direitos civis na modernidade.
Informações do Opera Mundi

Fonte: SUL 21

Nenhum comentário: