Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pesquisa feita 30 países mostra crescimento do ateísmo




Tom W. Smith, da Universidade de Chicago
Smith disse que os mais
 velhos são mais crentes 
Pesquisa feita pela Universidade de Chicago (EUA) em 30 países mostra estar havendo um crescimento do ateísmo, ainda que pequeno. “A crença em Deus diminuiu na maioria desses países, mas a queda é bastante modesta”, disse Tom W. Smith (foto), responsável pela pesquisa que se baseou em dados colhidos desde 1991. 

De acordo com o relatório da pesquisa divulgado nesta quarta-feira (18), o ateísmo é mais forte em países do noroeste da Europa, como exceção da Polônia, e naqueles que pertenceram à União Soviética, com exclusão da Rússia. 

Apenas 13% da população da antiga Alemanha Oriental acreditam em Deus e na República Checa esse índice é de 20%. 

Em contraposição, 94% dos filipinos afirmam que creem no divino. É o mais alto índice de crentes apurado pela pesquisa. 

O país pesquisado na América Latina foi o Chile, onde 88% da população são crentes. Trata-se de um índice só inferior ao das Filipinas. Em terceiro lugar, na escala de quem acredita mais em Deus, vêm os Estados Unidos, com 81%.

Nos EUA, 54% dos jovens são crentes, contra 66% dos mais idosos. Na França esses índice caem para 8% e 26%, respetivamente.

Smith informou que em todos os países as pessoas com mais idade tendem a acreditar mais em Deus. "Isto sugere que a crença em Deus tende a aumentar entre os mais velhos, o que talvez deva à tomada de consciência de que a morte está se aproximando”, disse.

Com informação da UPI e AFP

Nenhum comentário: