Se
você usa a bicicleta como meio de transporte, certamente já possui uma
grande consciência ambiental. Agora imagine se tivesse a oportunidade
de fabricar sua própria bicicleta, e ainda pudesse utilizar um recurso
renovável como matéria prima. Em Berlim, os ciclistas já comemoram a
novidade que nasceu dentro da Universidade Técnica (TU): as bamboo-bikes.
O
bambu é uma planta geralmente confundida com madeira por possuir um
caule lenhificado.As bicicletas fabricadas com o quadro desse material
surgiram na Alemanha em 2008, através da Grüne Uni, um grupo de pesquisa, vinculado à TU, que trabalha com energias renováveis, biomateriais e sustentabilidade.
Em pouco tempo, a pesquisa se transformou em outro projeto independente, e os precursores das bamboo-bikes
em Berlim criaram uma oficina especializada na fabricação desse tipo de
transporte. E o melhor: eles passaram a oferecer workshops aos
interessados em fabricar a própria bicicleta.
Bambu alemão
De
acordo com Thomas Finger, estudante de Tecnologia Aeroespacial da TU e
um dos fundadores da oficina, a iniciativa pretende fabricar o maior
número possível de bicicletas a partir de recursos naturais renováveis.
"Nosso objetivo é produzir bicicletas não apenas a partir do bambu, mas
também de outros tipos de biomateriais, como a madeira e as plantas da
espécie Cannabis", ressalta.
O
estudante também explica também que as bicicletas de bambu não
representam uma invenção alemã. Segundo ele, elas começaram a ser
fabricadas há mais de 100 anos por uma firma inglesa, e hoje também são
vendidas nos Estados Unidos.
Apesar
de já utilizarem bambu cultivado na própria Alemanha, os responsáveis
pela oficina contam que também utilizam bambu vindo da Ásia, África e
América Latina. Os fornecedores da matéria prima geralmente são
arquitetos e outros profissionais que trabalham com sustentabilidade.
Faça você mesmo
Para participar do workshop Berlin-Bamboo-Bikes não
é preciso conhecimento prévio sobre montagem de bicicletas. Basta
apenas fazer a inscrição e atentar para alguns detalhes. "Nós pedimos
geralmente que os participantes tragam peças de antigas bicicletas que
serão juntadas ao quadro de bambu, e roupas adequadas para trabalhar
com um tipo de cola especial", orienta Finger.
Bildunterschrift: No workshop realizado em Berlim, 25 participantes fabricaram a própria bicicleta
Os
cursos são realizados geralmente em um final de semana, e um dos
procedimentos mais importantes para garantir uma bicicleta de qualidade
é utilizar uma tinta especial que vai proteger o bambu de eventuais
chuvas. O custo total de um workshop, incluindo a própria bamboo-bike, é de 222 euros e o dinheiro é destinando à manutenção da oficina.
Para
quem tem dúvidas sobre a capacidade de fabricar a própria bicicleta, os
coordenadores do projeto são bastante enfáticos. "Fazer uma bicicleta
de bambu é como assar um bolo, ou seja, qualquer um pode fazer e nós
ainda a garantimos que você sairá daqui com um produto de qualidade",
afirma Tobias Rudolph, um dos instrutores do workshop.
Nas
ruas da capital alemã, as bicicletas de bambu conquistam cada vez mais
adeptos e orgulham os responsáveis pela disseminação da idéia no país.
"As pessoas sempre me param para fazer perguntas sobre a bicicleta.
Quando eu saio de casa, bastam apenas uns 30 minutos para que eu seja
abordado por alguém", orgulha-se Johannes Fischer, dono de uma das
primeiras bamboo-bikes da capital alemã.
A
novidade também já se espalhou por outras cidades alemãs e até em
países vizinhos. Segundo os instrutores do workshop, as últimas edições
já contaram com participantes vindos de cidades como Bremen e Mannheim.
Para o próximo workshop, marcado para fevereiro de 2011, já estão até
inscritos participantes da Suíça.
Reconhecimento pela iniciativa
Para os idealizadores da iniciativa Berlin-Bamboo-Bikes, é
importante enfatizar que a substituição do automóvel por qualquer tipo
de bicicleta já representa um grande avanço para reduzir a emissão de
CO2 na atmosfera. No entanto, o grupo faz questão de ressaltar as
vantagens para quem quer contribuir ainda mais para combater o problema.
"A
fabricação dos quadros de bambu pode diminuir ainda mais os gastos de
energia para a fabricação dos quadros de metal. Além disso, essas
bicicletas são mais leves e atingem a mesma velocidade das bicicletas
fabricadas pelas indústrias", afirma Fischer que, depois de trocar a
bicicleta de alumínio pela bamboo-bike, acabou envolvido no projeto.
Além
de ter ganhado a simpatia dos ciclistas berlinenses, as bicicletas de
bambu também já foram apontadas como uma idéia inovadora para o país.
Em abril de 2010, o projeto foi incluído no "Alemanha – País das
idéias", uma premiação do governo federal que aponta experiências
inovadoras na área da ciência, economia, arte e cultura.
Autor: Dayse Freitas
Revisão: Augusto Valente
Revisão: Augusto Valente
Nenhum comentário:
Postar um comentário