Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TRAPALHADAS DO SARKOZY - O estadista do "laicismo positivo", da expulsão dos ciganos, da repressão aos islamitas, etc...etc...

Uma Paris insuficientemente revolucionária
Os presidentes Nicolas Sarkozy e Zine el Abidine ben Ali em 2008
Os presidentes Nicolas Sarkozy e Zine el Abidine ben Ali em 2008
AFP/Dominique Faget


Ultrapassado pelos acontecimentos, tardio no apoio aos democratas, o Governo francês deu sinais de estar com o regime de Ben Ali até ao fim. Hoje, tem grande dificuldade em justificar a sua posição.
“Passar de um dia para o outro de um apoio total a uma ditadura para o apoio ao movimento democrático que se lhe segue não é fácil. É, pois, com confusão e embaraço que o Governo francês se exprime, desde há dias, a propósito da 'Revolução do Jasmim'”, escreve o Libération.
Para Le Monde, a diplomacia francesa, “forçada a adaptar-se a um encadeamento de acontecimentos que a ultrapassou”, ficou numa situação difícil. Foi necessário esperar pelas 14 horas de 15 de janeiro (ou seja, 24 horas após a precipitada fuga de Ben Ali), para que o Eliseu alinhasse pela primeira vez com os que reclamam uma democratização. E foi “com um dia de atraso sobre os Estados Unidos” que a França reclamou a organização de eleições livres, o mais depressa possível, no seu antigo protetorado. Há que dizer, recorda o diário, que “todos os antecessores de Sarkozy tinham dado provas, se não de complacência, pelo menos de uma extrema prudência em relação a este antigo protetorado francês”. “Para justificar a posição expectante durante os dias de uma repressão policial sangrenta na Tunísia”, prossegue Le Monde, os responsáveis franceses enunciaram, através de um comunicado do Eliseu, “um conceito de contornos pouco nítidos”, o da “não-ingerência nos assuntos internos de um Estado soberano”.
“O Governo está um bocado embaraçado”, realça o Libération
O principal alvo das críticas da imprensa e dos políticos é a ministra dos Negócios Estrangeiros, Michèle Alliot-Marie, que foi convocada a comparecer na Assembleia Nacional, no dia 18 de janeiro, para explicar a incoerência da política diplomática francesa na Tunísia, bem como na Costa do Marfim. No início da revolta tunisina, recorda o Libération, disponibilizou “as competências das nossas forças de segurança” para que “o direito de manifestação possa coexistir com a garantia de segurança”.
“Michèle Alliot-Marie vai ter mais dificuldade em recuperar, porque ninguém, no Executivo, parece ansioso por apoiá-la”, sublinha o Libération. Enquanto a oposição de esquerda denuncia "uma diplomacia do cinismo", o ministro da Defesa, Alain Juppé, reconhece que “subestimámos, indubitavelmente, o grau de exasperação da opinião pública face a um regime policial e ditatorial”.
“O Governo francês aplica-se, agora, em corrigir o rumo”, observa o diário La Croix. Este jornal católico considera, porém, que “cabe à Europa assumir a liderança, como fez a chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, ao prometer apoiar a Tunísia em todos os esforços para construir ‘uma democracia estável’, para preparar e organizar as eleições. Antes de conferir à nova Tunísia, num dia que se espera próximo, o ‘estatuto avançado' que estreitará as relações entre as duas margens do Mediterrâneo, de igual para igual”.

Visto da UE

Silêncio sobre as "partes interessadas" do Norte de África

A UE expressou “solidariedade” em relação ao povo tunisino, mas não se pronuncia sobre o resto do Norte de África, frisa o EUobserver. Recusando pronunciar-se sobre o destino de outros regimes da região, a porta-voz dos Negócios Estrangeiros, Maja Kocijancic, declarou: "Não podemos especular sobre situações que não se manifestam". O sítio informativo, sediado em Bruxelas, explica que, só neste fim de semana, “ocorreram na Argélia quatro protestos-suicidas, semelhantes à morte de Muhammad Buazizi, o universitário de 26 anos da Tunísia, e mais dois na Mauritânia e no Egito. Os motins assolaram a Argélia nas últimas semanas, a propósito dos aumentos dos preços dos alimentos. Em resposta, o Governo baixou os preços do óleo e do açúcar. Pressionada, Maja Kocijancic declarou: 'Estamos a seguir a situação na Argélia com muita atenção. Apelámos à calma e à contenção… e convidámos as autoridades argelinas a prosseguir um diálogo frutuoso com as partes interessadas'.”

Fonte: PRESSEUROP

-=-=-=-=-=


Sabem por que, em certo momento, o dirigente francês passou a falar em "laicismo positivo" e a dar demonstrações de afeto à ICAR?

Por interesse nos votos dos católicos, como fazem, por aqui, os que custeiam, com dinheiro público, a restauração de templos católicos tombados, senão vejamos:

Sarkozy visita o papa para reconquistar eleitores católicos, afirmam jornais
O presidente Nicolas Sarkozy foi recebido pelo papa Bento 16 no Vaticano.
O presidente Nicolas Sarkozy foi recebido pelo papa Bento 16  No Vaticano.


Adriana Brandão

Os jornais franceses desta sexta-feira analisam a visita do presidente Nicolas Sarkozy ao Vaticano. Oficialmente, a viagem visa preparar a presidência francesa do G20, mas a imprensa diz que Sarkozy tenta se reconciliar com a Igreja Católica. A preocupação dos europeus com a alta do euro também é abordada pelos jornais desta sexta-feira.
Nicolas Sarkozy será recebido nesta sexta-feira pelo papa Bento 16 para tentar reconquistar o eleitorado católico na França, afirma o Le Parisien. O encontro foi pedido pelo presidente francês e oficialmente visa preparar com Bento 16, que também é chefe de Estado, a presidência francesa do G20. Mas o tabloide acredita que a viagem foi organizada por causa das críticas da Igreja Católica sobre as expulsões de ciganos da França durante o verão e principalmente após o discurso do papa, em francês, no dia 22 de agosto, convidando os países a "acolher a diversidade humana".
O La Croix confirma que a visita foi organizada em caráter de emergência pelo Palácio do Eliseu e que ela servirá para acabar com os mal-entendidos e mostrar as boas relações que o presidente tem com os católicos. Esta é a terceira vez que Nicolas Sarkozy e o papa se encontram e o presidente francês, em queda nas pesquisas, vai tentar tirar proveito político da visita, afirma o jornal católico.
Mas Libération destaca um novo escândalo que deve amplificar as críticas contra política francesa sobre os ciganos: o arquivo policial ilegal Mens, sigla para "minorias étnica não sendentárias". O arquivo secreto, cuja existência foi revelada na quinta-feira, estigmatiza os ciganos ao associar delinquência intinerante e as minorias não sedentárias, acusa do jornal. Quatro associações entraram com uma queixa na justiça para saber que autoridade, política ou militar, autorizou a criação do arquivo e se ele ainda existe.
Le Figaro e Les Echos estão preocupados com a alta do euro. O jornal conservador escreve que a valorização da moeda única europeia, que chegou a valer um dólar e 40 centavos na quinta-feira, enfraquece as empresas e as exportações francesas. E os Les Echos denuncia a falta de reação do Banco Central Europeu, que manteve sua taxa de juros inalterada, diante dessa alta que pode afetar o crescimento do bloco.


Fonte: http://www.portugues.rfi.fr

Nenhum comentário: