Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pintor de crucificação de David Beckham é acusado de blasfêmia



A Polícia de Fokestone (Inglaterra) foi à galeria de Johnny Coter para apurar denúncias de que pintou um quadro ofensivo aos cristãos: o jogador de futebol David Beckham crucificado e com uma coroa de espinho na cabeça e pés e mãos sangrando, como Jesus. O jogador está de camisa vermelha da seleção inglesa e, na base da cruz, estão os dois últimos troféus da Fifa. 

Assustado, Coter garantiu não querer ofender a ninguém. “Não é uma pintura anticristã”, disse.

Argumentou que o seu propósito, com a pintura, foi questionar por quem as pessoas estão rezando neste século XXI. Disse que a sua impressão é de que o Deus de hoje são pessoas com David Beckham ou as estrelas da televisão, que chegam a ser adoradas como divindades.

O sacerdote de Fokestone reconheceu que a pintura não é ofensiva, e a polícia admitiu que elas não têm fundamento. Mesmo assim Coter tirou o quadro de exposição em sua galeria.

Mas agora ele poderá vender o Beckham crucificado por preço bem acima do que previa inicialmente por causa da repercussão que o caso bem obtendo.

O cantor Boy George é dos interessados pela pintura.

Com informação do Mail Online.

Fonte: PAULOPES WEBLOG


-=-=-=-=-=-=


Sobre blasfêmia, dispõe o art. 1369, do Código de Direito Canônico, de 1983, promulgado por JOÃO PAULO II:


Quem profere blasfêmia em espetáculo ou reunião pública, mediante escrito publicamente divulgado, ou usando outros meios de comunicação social, e quem ofende gravemente os bons costumes, profere injúrias ou excita o ódio e o desprezo contra a religião ou a Igreja, seja punido com justa pena.

Em comentário ao cânone acima transcrito, elucida o Pe. Jesús Hortal o que se deve entender por blasfêmia, em nota de rodapé:

Blasfêmia é qualquer palavra (falada ou escrita), gesto ou ato que expresse desprezo ou injúria a Deus, quer imediatamente. quer mediatamente, na pessoa da Santíssima Virgem ou dos Santos.

Nenhum comentário: