Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"O BALÉ ESTÁ MORRENDO"?

Ex-bailarina provoca debate ao decretar a morte da dança clássica

Lançado no fim do ano passado nos Estados Unidos, o livro "Apollo's Angels" (anjos de Apolo) poderia ser apenas mais um entre tantos a contar a história da dança através dos séculos.
Uma afirmação, no entanto, fez com que a obra ganhasse uma projeção inimaginada por sua autora, a ex-bailarina e historiadora Jennifer Homans --mulher do também historiador Tony Judt (1948-2010).
"O balé está morrendo", escreveu ela no epílogo do calhamaço de mais de 600 páginas.
Críticos de dança logo re


agiram, acusando-a de ignorar coreógrafos contemporâneos. Em fóruns de discussão na internet, fãs do balé pediam para que os leitores não acreditassem no que Homans havia publicado.
A repercussão ajudou a projetar o livro e culminou na escalação dele como uma das dez melhores obras de não ficção de 2010, segundo o "New York Times".
Divulgação
A escritora e historiadora norte-americana Jennifer Homans
A escritora e historiadora norte-americana Jennifer Homans
À Folha a autora afirmou que sua intenção era apenas incitar um debate até então inexistente, mas necessário: afinal, qual é a relevância do balé nos dias de hoje?
Folha - Diante da ascensão de novos coreógrafos, como o russo Alexei Ratmansky, o que a levou à conclusão de que o balé está morrendo?
Jennifer Homans - Não senti que o livro fosse o lugar para discutir o trabalho desse ou daquele coreógrafo. O balé anda muito conservador, desinteressante. Claro que há gente produzindo, como Ratmansky, o [inglês] Christopher Wheeldon. Eles são talentosos, mas ainda não criaram nada no nível de George Balanchine, Jerome Robbins e Antony Tudor.
O bailarino perdeu espaço para o coreógrafo?
Os bailarinos de hoje são muito bons tecnicamente, mas não têm o tipo de confiança que a geração de Baryshnikov tinha. Será que é porque houve uma revolução na mídia visual e os bailarinos têm um modo distinto de entender o movimento e sua dimensionalidade? O balé está mudo. Pode ser espetacular, mas não há mais personalidade.
Hoje há uma obsessão pela remontagem fiel de balés do século 19. Por que isso ocorre?
Temos uma preocupação enorme com o que seria o "verdadeiro balé". O fato de não termos mais grandes coreógrafos nutre a preocupação em manter o passado. Estão todos obcecados com a autenticidade, em como o passo deve ser feito. A questão é que, na tradição, o passo mudava o tempo inteiro, havia mais fluidez. É preciso entender que a tradição requer um certo desapego.
Atualmente há muitas exibições de balé ao vivo no cinema. O que isso implica?
Muda como as pessoas preservam a dança. No entanto, vale lembrar que esses documentos não são perfeitos, são mais como uma forma unificadora que não substitui o teatro ao vivo. É mais fácil criar novas formas de se ver balé do que criar novos balés. Esse é o problema. 

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: