Nicole Kidman em cena de "Reencarnação"
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André Setaro
Descobriu-se um filão proveitoso: o dos filmes espíritas, que estão enchendo os bolsos de seus produtores, a exemplo de Chico Xavier, Nosso lar, Bezerra de Menezes, entre outros. E até Clint Eastwood entrou na onda com o seu mais recente filme, Além da vida (Hereafter), com Matt Damon. Mas o filme do realizador de Os imperdoáveis
possui uma fábula humanística que transcende o mero sobrenatural. É uma
bela obra. Não se trata, como muitos estão a dizer, de um golpe
oportunista de Clint Eastwood, mas um prolongamento de suas reflexões
sobre o homem e o seu mistério. Até porque, como disse o grande Inácio
Araújo, existe um outro tema, menos explícito e mais importante, que é o
dos encontros, encontros únicos, necessários, insubstituíveis, que
fazem a vida aqui e não em qualquer além possível. Mas revi semana
passada um filme sobrenatural, Reencarnação (Birth), que é
realizado com esmero e se trata de um filme puramente cinematográfico,
revelando o talento de seu diretor, Jonathan Glazer. Pode ainda ser
encontrado nas melhoras locadoras. Recomendo-o sem hesitação. O título
em português é que estraga e anula a expectativa de um cinéfilo mais
atento, que não gosta de perder tempo com bobagens do além.
Visto com reservas quando lançado no circuito, e esnobado como um filme vulgar sobre alma de outro mundo, Reencarnação (Birth, 2004),
de Jonathan Glazer, tem, agora, em DVD, a oportunidade de ser
reavaliado para se constatar da sua excelência. Se o título em português
pode indicar uma fita espírita, por assim dizer, o espectador, por
isso, talvez tenha abdicado de sua contemplação, mas se trata de uma
obra de construção narrativa exemplar e um rigoroso estudo de
comportamentos dentro de uma chave de observação de normalidade
absoluta. O sobrenatural, evidentemente, paira todo momento no decorrer
de Birth, mas o olhar de Glazer é um olhar que se poderia chamar quase
'documentário' com um cinema colocado em forte entonação. Fugindo da
estética do vídeo-clip atual, Glazer preferiu dar à narrativa um tom
solene e lento a fim de melhor criar a atmosfera e perscrutar os
personagens. A lentidão, no entanto, está de acordo com as propostas do
filme e provoca melhor o espectador do que se manipulado em tomadas
aligeiradas e cortes incessantes. A lentidão, aqui, prende aquele que o
assiste, que fica totalmente absorvido com o andamento da narrativa. Uma
surpresa, portanto, Birth, filme que mostra que um assunto pode
render muito se há, no cineasta, engenho e arte, talento, em suma. E
Nicole Kidman, personagem principal, está inexcedível, situando-se como
uma das atrizes mais atraentes e talentosas do cinema contemporâneo.
Glazer usa, com muita habilidade, o big close up, que poderia
resultar em desarmonia por um cineasta que não tivesse a exata noção da
utilização do rosto humano para fins expressivos. Há uma tomada digna de
mestre, quando Nicole Kidman e o noivo entram na sala de um teatro, e a
câmera se movimenta para acompanhá-los. Eles chegam atrasados e todos
já se encontram em seus lugares. A câmera, sem cortes, acompanhando-os,
fecha em close up no rosto de Kidman e aí permanece por algum tempo -
considerando o tempo cinematográfico, poder-se-ia dizer, por muito
tempo. A expressão da atriz, confusa, desesperada, em dúvida, é
magnífica, e ela, por meio de suas contrações faciais, expressa o seu
tormento interior.
O roteiro de Birth é de Jean-Claude Carrière (em parceria com
Milo Addica), que escreveu os scripts da última fase de Luis Buñuel,
sendo considerado um dos mais talentosos roteiristas do cinema
contemporâneo. Birth gira em torno de uma provável reencarnação do
marido de Kidman num garoto de 10 anos. O tempo que passou desde a morte
de seu esposo, quando decide, após várias tentativas frustradas de um
apaixonado, ceder as pressões e marcar o casamento. Mas, de repente,
surge o menino que diz ser Sean, o nome do falecido marido dela. Ele,
narrando fatos pretéritos somente conhecidos do casal, convence Kidman
de que realmente é o marido reencarnado. A tensão aumenta quando o
garoto começa a perturbar a família, principalmente ao noivo dela, que,
perturbado, agride-o.
O que está em jogo, em Birth, do ponto de vista da linguagem
cinematográfica, é o apurado sentido de Jonathan Glazer em relação ao
'conceito de duração'. Saber fazer durar uma tomada e, dela, extrair um
grande poder de convencimento, é tarefa para poucos e, entre estes
poucos, estão Coppola, Kubrick, e alguns mestres. Do ponto de vista
temático, o sobrenatural paira para despertar o interesse do espectador,
mas o filme não se restringe a isso, procurando, com seus detalhes,
pesquisar comportamentos de pessoas em determinadas situações que se
poderiam considerar limítrofes.
Além da bela e sensual, sensual e bela Nicole Kidman (que nasceu em
Honolulu, Hawaii), destaque para o menino que se diz estar reencarnado
interpretado por Cameron Bright, Alison Elliot, como Laura, a irmã de
Kidman, Peter Stormare, como o amigo, Anne Heche, Danny Huston, no papel
do noivo, e, por fim, a veterana Lauren Bacall, maltratada pelo tempo
aos 80 anos, um pálido reflexo da bela jovem que um dia se casou com o
mito Humphrey Bogart. Mas é uma atriz ainda capaz de convencer.
A aparência de absoluta normalidade, a vida mostrada nos seus gestos
cotidianos, a ausência de efeitos, e o rigor da construção, fazem de Birth um filme especial.
André Setaro é crítico de cinema e professor de comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Fonte: TERRA
Um comentário:
Obrigado pela publicação já que citado o autor.
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