Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Médicos premiados?

Recebi informações de um amigo do setor da saúde, no sentido de que muitos médicos percebem adicional noturno e uma gratificação  também vinculada ao suposto trabalho noturno, mas trabalham (quando não batem o ponto e vão para as suas clínicas ou dar aulas) em horário diurno.


Ainda segundo meu leitor e informante, os médicos percebem, além dos proventos, uma tal "gratificação por atividade médica" (R$ 2.800,00 mensais). Qual a explicação para tal gratificação? Os proventos são baixos demais? Por que não são reajustados os proventos? 


A categoria precisa ser bem remunerada. Afinal, a Medicina é uma ciência da maior relevância para a humanidade. 
Remendos na composição da remuneração, que expõem os profissionais, fazendo-os parecer desonestos,  constituem um atentado à dignidade dessa gente que, no exercício da atividade assume riscos altos, precisa estar se atualizando permanentemente (porque não lhes é permitido desconhecer as técnicas mais modernas de diagnóstico e tratamento, sob pena de responsabilização civil, penal e disciplinar) e isto tem um custo alto.


Com a palavra a Secretaria da Saúde, o SUS, a Associação da categoria, o Sindicato dos Médicos, o CRM  e os próprios médicos. 


-=-=-=-


Em tempo: está tramitando na 1ª Vara da Fazenda da Comarca da Capital, a ação popular de nº 023.09.061579-7, proposta por um advogado, onde é questionado o procedimento denunciado pela imprensa, em 2009, de alguns médicos de Florianópolis, que batiam o ponto no Hospital Nereu Ramos e saiam do nosocômio em seguida, isto é, iam exercer suas atividades fora dali, deixando os pacientes sem atendimento.
À época, o Diretor do Hospital - Dr. ANTONIO MIRANDA - tentou justificar o descontrole administrativo falando em um tal de "ponto flexível".


A imprensa escrita, e televisada. bem como alguns combativos blogs (como o Tijoladas do Mosquito) trouxeram a barbaridade ao conhecimento público.


Será que o Ministério Público adotou alguma providência em defesa do interesse coletivo?


Está na hora do Ministério Público agir com mais eficiência em cima dos descalabros da saúde pública.

Nenhum comentário: