Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 30 de janeiro de 2011

Vogelsang no Eifel: de ex-caserna nazista a reserva natural


Parque Nacional do Eifel

 Parque Nacional do Eifel

A caserna Vogelsang, no meio do Parque Nacional do Eifel, era o maior quartel nazista, e o único monumento "paisagístico" que restou do Terceiro Reich. Hoje é uma importante reserva natural aberta ao público.

Desde a ocupação pelo exército norte-americano da caserna Ordensburg Vogelsang, na região montanhosa alemã do Eifel, em 1945, quase não foram mais vistos civis no local, originalmente uma das quatro escolas de elite dos nazistas. Durante 60 anos, a construção foi utilizada primeiramente por militares ingleses e depois belgas, que também usavam uma área aberta vizinha para o treinamento de tropas.
Durante esse tempo, o terreno permaneceu fechado, ouvindo-se apenas as manobras dos tanques e as explosões dos canhões pela região. Com a total retirada dos belgas e a entrega da caserna ao público, em 1º de janeiro de 2006, o lugar passou a ter nova utilidade.
Parte de Parque Nacional
Natureza selvagem no parque
 Natureza selvagem no parque
Ao longo de seis décadas, a natureza pôde se desenvolver de forma livre em parte da área de proteção ambiental. Assim surgiram elementos naturais bastante valiosos na floresta da região, como a giesta, biótopos, bosques nos desfiladeiros e várzeas.
Os 33 quilômetros quadrados da antiga área de treinamento militar pertencem ao Parque Nacional do Eifel, fundado no início de 2004. "Também há uma malha de trilhas para caminhada de mais de 50 quilômetros à espera dos visitantes", observa o diretor do parque, Hennig Walter. O único Parque Nacional da Renânia do Norte-Vestfália estende-se por 110 quilômetros quadrados na fronteira com a Bélgica.
Após a retirada do último contingente militar belga da área de treinamento, seu controle passou para o governo federal alemão. Os excursionistas, entretanto, têm que se manter dentro da marcação de estacas do parque. "Trata-se de território militar. É preciso contar com minas ou bombas", justifica Walter. Nos pontos de partida das trilhas também foram colocadas placas alertando os visitantes sobre as regras de utilização.
Escola de elite
Caserna erguida para treinamento militar nazista  
Caserna erguida para treinamento militar nazista
O complexo de Vogelsang, que em 1989 foi tombado pelo patrimônio histórico, dá vista sobre o Lago Urft. Os nacional-socialistas mandaram construir a caserna para servir como centro de formação de suas novas lideranças políticas, de 1936 a 1939.
Quando Hitler iniciou a Segunda Guerra, os homens que lá estavam foram enviados para suas cidades de origem. As suásticas daquela época foram removidas há muito tempo, mas entre os muros da antiga caserna ainda existe muito da história nazista.
Além de um centro para visitantes, fazem parte do projeto Vogelsang exposições sobre o parque e a história da região, assim como a construção de um departamento de documentação sobre o nazismo e de um centro europeu para jovens. A entrada do parque é constantemente controlada por seguranças, para impedir eventuais romarias de extremistas de direita.

Fonte: DEUTSCHE WELLE

Nenhum comentário: