Em 2010, a região do Vale do Ruhr, na Alemanha, foi celebrada
como capital cultural europeia, com investimentos milionários a fim de
promover a região como uma metrópole cultural em ascensão. No mesmo ano,
contudo, o cenário cultural do país passou por uma série de reveses.
Orçamentos foram reduzidos, afetando a existência de várias casas
renomadas de teatro e ópera do país.
"É a sentença de morte" das artes cênicas, profetizou Marco Albrecht,
da Deutsches Schauspielhaus de Hamburgo, em setembro do ano passado,
após ouvir que a prefeitura pretendia reduzir pela metade as verbas
destinadas aos teatros da cidade. A Schauspielhaus é um dos maiores
teatros do país.
"Não
seríamos capazes de encenar uma só peça", afirmou Karin Beier, diretora
da Schauspiel de Colônia, em resposta à proposta da administração
municipal de cortes severos em seu orçamento. Ironicamente, a casa que
Beier dirige levou os prêmios de "Produção do Ano" e "Teatro do Ano" em
2010. O que deixou claro que os cortes nas verbas não afetam
necessariamente a qualidade das produções.
Cenário cultural
O fomento à cultura é, na Alemanha, via de regra domínio da
administração federal e, às vezes, das autoridades locais. No rastro da
crise financeira, os rombos orçamentários resultaram em propostas para
sacrificar instituições culturais que dependem de recursos do Estado
para sobreviver.
Mas protestos de cidadãos em diversas regiões do país e a
solidariedade entre os teatros forçaram os legisladores a repensar seus
planos e frear um pouco os cortes previstos. Mesmo assim, a situação
dramática desencadeou um debate sobre o fomento do setor cultural
através de dinheiro do Estado e um questionamento sobre até que ponto a
arte deverá continuar a receber recursos quando os gastos públicos em
todas as outras áreas estão sob pressão.
"Está mais do que na hora de cortar", escreveu uma das principais publicações econômicas da Alemanha, a revista WirtschaftsWoche,
em novembro último, afirmando que "até agora os teatros públicos e
óperas viveram num mundo paralelo, isolados do resto da vida econômica
do país".
Por outro lado, a resistência da população revelou como as
instituições públicas culturais estão ligadas às cidades onde estão
situadas. Os teatros – especialmente as peças infantis e juvenis – são
importantes mediadores culturais, aponta Rolf Bolwin, diretor de uma
organização que reúne teatros e orquestras na Alemanha. "As
responsabilidades públicas têm que ser financiadas com dinheiro
público", afirmou Bolwin à Deutsche Welle.
Busca de saídas
Uma
das casas sob pressão financeira é o Teatro Thalia de Halle, perto de
Leipzig, uma das poucas instituições a oferecer peças infantis na
região. No momento, o teatro, que já existe há 60 anos, está sofrendo
cortes em seu orçamento e tentando se tornar economicamente
independente, a fim de sobreviver.
Algumas casas já conseguiram passar por essa transição. A
Festspielhaus da rica Baden-Baden, por exemplo, no sudoeste do país, já
se transformou de teatro público em instituição independente. O
fator-chave para o sucesso são significativas doações privadas.
Mas apenas poucos teatros do país conseguirão gerar os fundos
necessários para se manterem independentes das verbas públicas, se
quiserem continuar oferecendo ao público encenações de qualidade. E como
os orçamentos federais e municipais tendem a sofrer cada vez mais
cortes, é possível que o debate sobre o assunto esteja apenas começando.
Autor: David Schnicke (sv)
Revisão: Alexandre Schossler
Fonte: DEUTSCHE WELLE
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