Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dogmas de fé não podem influenciar decisões de Estado, afirma Mello

Mello: "Deuses e césares
têm espaços apartados"
Antes de anunciar o seu voto favorável ao fim da criminalização do aborto de fetos anencéfalos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello (foto) fez hoje (11) uma enfática defesa do Estado laico.

“Os dogmas de fé não podem determinar o conteúdo dos atos estatais”, disse, em uma referência à campanha de religiosos pela manutenção da criminalização desse tipo de aborto. Mello é o relator do processo sobre essa questão que tramita no STF há quatro anos.


Ele afirmou que as concepções morais religiosas — unânimes, majoritárias ou minoritárias — não podem guiar as decisões de Estado, devendo, portanto, se limitar às esferas privadas.


“Paixões religiosas de toda ordem hão de ser colocadas à parte da condução do Estado”, disse. Ele fez uma menção à Bíblia: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. [...] Deuses e césares tem espaços apartados”.


Ao ressaltar que o preâmbulo “sob a proteção de Deus” da Constituição não tem força normativa, Mello disse que a expressão “Deus seja louvado” que consta em cédulas do real é incompatível com a laicidade do Estado brasileiro. Lembrou que o MPF (Ministério Público Federal) pediu a retirada dessa expressão do dinheiro, sem que obtivesse até agora uma resposta do CMN (Conselho Monetário Nacional).


O ministro disse que não se pode confundir laicidade, que é uma atitude de neutralidade,
com laicismo, que pressupõe hostilidade. “O Estado não é religioso, tampouco é ateu”, afirmou. “O Estado é neutro.”


Leia mais em http://www.paulopes.com.br/#ixzz1rlpxHaGt

Nenhum comentário: