Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

FRANCISCO JULIÃO ARRUDA DE PAULA - Advogado, político e defensor dos injustiçados

Francisco Julião Arruda de Paula, conhecido como Francisco Julião (Bom Jardim, 16 de fevereiro de 1915Cuernavaca, 10 de julho de 1999) foi um advogado, político e escritor brasileiro.
Nasceu no Engenho Boa Esperança, no município de Bom Jardim, em Pernambuco. Advogado formado em 1939, em Recife, foi líder em 1955 das Ligas Camponesas (organizações cujo objetivo era lutar pela distribuição de terras e os direitos para os camponeses), no Engenho Galiléia.

Vida política

Julião foi deputado estadual em duas legislaturas. Eleito deputado federal por Pernambuco em 1962, foi cassado e preso em 1964.
Ao ser liberado em 1965, foi incentivado a se exilar. Viajou para o México, onde permaneceu até ser anistiado em 1979. Aliado de Leonel Brizola, filiou-se ao PDT e tentou ser novamente deputado federal em 1986, quando foi derrotado.

Um erro histórico

Segundo alguns, Julião foi fundador das Ligas Camponesas. Porém, segundo seu próprio relato, de 1940 a 1955, foi na verdade advogado dos camponeses. Segundo suas próprias palavras:[1]

"Não fundei a Liga - ela foi fundada por um grupo de camponeses que a levou a mim para que desse ajuda. A primeira Liga foi a da Galiléia, fundada a 1 de janeiro de 1955 e que se chamava Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco. Foi um grupo de camponeses com uma certa experiência política, que já tinha militado em partidos, de uma certa cabeça, que fundou o negócio, mas faltava um advogado e eu era conhecido na região. Foi uma comissão à minha casa, me apresentou os estatutos e disse: 'existe uma associação e queríamos que você aceitasse ser o nosso advogado'. Aceitei imediatamente. Por isso o negócio veio bater na minha mão. Coincidiu que eu acabara de ser eleito deputado estadual pelo Partido Socialista e na tribuna política me tornei importante como defensor dos camponeses."

Durante esses quinze anos, Julião peregrinou pelos canaviais da Zona da Mata de Pernambuco, conquistando a confiança dos camponeses como advogado. Tinha feito uma escolha. Não queria defender os poderosos.
Transformado em líder das Ligas Camponesas, Julião foi considerado um "santo" entre os sem-terra. Aos olhos de quem os combatia era chamado de agitador, incendiário, comunista. Julião agradecia o título de "agitador", dizendo que o sempre fora, "mas dentro da lei". Afinal de contas "até remédio você precisa agitar antes de usar… [2] Comunista, segundo ele próprio, nunca foi. Tinha divergências com os comunistas e não se considerava marxista, mas "chardinista". Seguia Teilhard de Chardin, o teólogo avançado da Igreja. O que pouca gente sabe é que Julião é um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro, ao lado de Otávio Mangabeira.

Memórias

Em 1988, após as eleições, viajou para o México a fim de escrever suas memórias. Em 1991 retornou ao Brasil. Em 1997 viajou novamente para o México, onde veio a falecer em conseqüência de um infarto.

Obras literárias

  • Cachaça (1951).
  • Irmão Juazeiro (1961).
  • O que São as Ligas Camponesas (1962).
  • Até Quarta, Isabela (1965).
  • Cambão: La Cara Oculta de Brasil (1968).
  • Escuta, Camponês
Julião traduziu, com Miguel Arraes, quando ambos estavam na prisão, Le viol de foules par la propagande politique, do russo Sergei Tchakhotine..[3]

Referências

  1. Biografia
  2. Francisco Julião. Um depoimento para a História: o homem que agitou os canaviais, 1983
  3. TCHAKHOTINE, Serge. A mistificação das massas pela propaganda política. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1967. 609 p.
Fonte: WILKIPEDIA


 -=-=-=-=-=

ATUALIZAÇÃO:


Índios invadem fazendas e fazem funcionários reféns na BA


FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO 


Índios da tribo pataxó-hã-hã-hãe invadiram cinco fazendas do município de Pau Brasil (sul da Bahia) na manhã deste domingo (15) e fazem reféns cerca de 20 funcionários, segundo a Polícia Civil.
Algumas pessoas estão amarradas em árvores e houve troca de tiros entre índios e seguranças das propriedades, de acordo com o delegado Francesco da Silva Santana. Não há registro de feridos.
Santana disse que os índios cobram que o STF (Supremo Tribunal Federal) determine a retirada de fazendeiros da área. O caso está no STF desde 1983. Os índios pedem a nulidade dos títulos de proprietários de terras em Pau Brasil e outros municípios.
"Aqui existe uma guerra agrária", disse o delegado. Segundo ele, outras duas fazendas foram invadidas ontem no município vizinho de Itaju do Colônia (546 km de Salvador).
O investigador Sagro de Morais Bonfim disse que os índios já invadiram 55 fazendas da região desde fevereiro.
A Polícia Civil e a Polícia Militar disseram que não podem ir à área de conflito até a chegada da Polícia Federal. A PF em Ilhéus foi acionada, mas até a tarde de hoje nenhuma equipe chegou ao local.
A reportagem não conseguiu localizar representantes dos índios. 

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: