Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 15 de janeiro de 2011

Fumar causa dano genético em apenas alguns minutos


Efeito equivale a injetar substância diretamente no fluxo sanguíneo

AFP

Digital Images/Getty ImagesDigital Images/Getty Images
Substâncias presentes no tabaco afetam o DNA


As primeiras tragadas de cigarro podem causar dano genético vinculado ao câncer em alguns minutos, segundo estudo divulgado neste sábado (15). De acordo com os cientistas, "o efeito é tão rápido que equivale a injetar a substância diretamente no fluxo sanguíneo".
Este trabalho é o primeiro a rastrear, em seres humanos, a forma com que as substâncias presentes no tabaco causam dano ao DNA. O estudo foi publicado na revista científica Chemical Research in Toxicology, editada pela sociedade química americana.
Em 12 fumantes voluntários, os cientistas rastrearam contaminantes denominados HAP (hidrocarburos aromáticos policíclicos), presentes também na fumaça nas fábricas de carvão.
Os pesquisadores acompanharam um tipo particular de HAP, o fenantreno - presente na fumaça do cigarro - através do sangue, e descobriram que ele forma uma substância tóxica conhecida como "DNA lixo, que causa mutações" relacionadas ao câncer.
Segundo o texto, os fumantes desenvolvem níveis máximos desta substância num período de tempo que surpreendeu inclusive os cientistas: em 15 a 30 minutos após fumar o cigarro.
O principal autor do estudo, Stephen Hecht, disse que o trabalho é único porque examina os efeitos específicos da inalação da fumaça do cigarro, sem interferência de outras fontes, como a poluição ou uma dieta pobre.
O câncer de pulmão mata cerca de 3.000 pessoas por dia em todo o mundo, e 90% destas mortes são atribuídas ao tabagismo. A pesquisa foi patrocinada pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: